Com abordagem prática, formação 100% on-line e foco em ética e produtividade, curso é voltado a profissionais e estudantes da área da saúde.
A inteligência artificial já deixou de ser uma promessa para tornar-se uma aliada estratégica no cotidiano médico. Pensando em como essa tecnologia pode ser aplicada de forma ética, segura e produtiva na prática pediátrica, o Hospital Pequeno Príncipe – maior e mais completo hospital pediátrico do país – lança o curso “IA Generativa: Uso Responsável e Produtivo na Pediatria”, por meio do seu programa de educação continuada, o Multiplica PP.
Com início em 4 de agosto, a formação — 100% on-line — terá duração de 25 horas, com aulas ao vivo durante uma semana, sempre das 19h30 às 21h10. O conteúdo também ficará disponível posteriormente para acesso dos participantes por mais seis meses, como todos os demais cursos on-line.
Voltado a pediatras, médicos de família, multiprofissionais da saúde, residentes e estudantes de medicina, o curso tem como objetivo apresentar os fundamentos da IA generativa, suas aplicações no contexto médico, os cuidados éticos e legais necessários, além de ensinar como utilizar ferramentas de IA para gerar conteúdos informativos, automatizar tarefas administrativas e melhorar a comunicação com pacientes e equipes.
Conteúdo de ponta com base na prática hospitalar
O curso foi desenvolvido por um corpo docente com sólida formação acadêmica e experiência prática, integrando áreas como bioinformática, biotecnologia, genética e transformação digital. Entre os coordenadores estão Luiz Álvaro Forte Carneiro, vice-diretor de Inovação e Tecnologia do Pequeno Príncipe, que lidera a transformação digital do Hospital, e o pesquisador Bonald Cavalcante de Figueiredo, diretor-científico do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.
Além deles, os docentes Jean Silva de Souza e Igor Samesina Giner trazem para o curso uma visão integrada entre ciência de dados, genômica e saúde infantil, com forte atuação no projeto Big Data do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.
Entre os temas abordados estão:
- fundamentos da IA generativa aplicada à medicina;
- ética, LGPD e privacidade de dados;
- como gerar conteúdo informativo para pais e cuidadores com apoio da IA;
- comandos (prompts) eficazes para comunicação com ferramentas de IA;
- tendências e o futuro da prática médica com suporte tecnológico.
O ensino no Pequeno Príncipe
O Multiplica PP é o programa de educação continuada do Pequeno Príncipe, maior e mais completo hospital pediátrico do Brasil. Os cursos oferecidos reúnem a experiência clínica e acadêmica de um corpo docente altamente qualificado, formado majoritariamente por profissionais do próprio Hospital, que atuam diariamente nos mais diversos cenários do atendimento infantojuvenil — do ambulatório ao centro cirúrgico, da emergência à pesquisa de ponta.
Por meio de uma abordagem prática, acessível e conectada aos desafios contemporâneos da saúde, o Multiplica PP promove a atualização constante de médicos, residentes, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e estudantes de todo o país, especificamente na área da pediatria.
Berço dessa especialidade no Paraná, o Pequeno Príncipe é hospital de ensino desde a década de 1930 e forma especialistas em diferentes segmentos de atuação desde 1972, quando oficialmente passou a oferecer residência. Em pouco mais de meio século de existência, o programa se firmou como um dos maiores centros formadores de profissionais da área de pediatria.
Sua dedicação à formação em saúde levou à criação, em 2003, da Faculdades Pequeno Príncipe, que oferece os cursos de Medicina, Biomedicina, Psicologia, Enfermagem, Farmácia, Educação Física, Fisioterapia e Nutrição, além de outros em EaD. A unidade educacional também mantém cursos de especialização e programas de mestrado e doutorado, e ainda, em parceria com o Hospital, Residência em Enfermagem e Multiprofissional (que contempla Psicologia, Farmácia e Biomedicina).
Serviço
Curso on-line | IA Generativa: Uso Responsável e Produtivo na Pediatria
Realização: Multiplica PP — Programa de educação continuada do Hospital Pequeno Príncipe
Início: 4 de agosto de 2025
Modalidade: 100% on-line, com aulas ao vivo (conteúdo também ficará gravado)
Carga horária: 25 horas
Horário das aulas: de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 21h10
Público-alvo: pediatras, médicos de família, residentes, estudantes de medicina e profissionais da saúde
Inscrições e mais informações: Link
Sobre o Pequeno Príncipe
Com sede em Curitiba (PR), o Complexo Pequeno Príncipe atua conforme o conceito Children’s Hospital, adotado por grandes centros pediátricos do mundo. É formado por três unidades — Hospital Pequeno Príncipe, Faculdades Pequeno Príncipe e Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe — que trabalham de forma integrada para promover saúde, educação, pesquisa, além de incentivar a arte, a cultura e a mobilização social. Tudo isso atendendo à estratégia de valorização da sustentabilidade ambiental da instituição. Desde 2019, o Pequeno Príncipe é participante do Pacto Global e contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas.
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.