Header Ads Widget

Google renomeia vozes dos dispositivos Nest: conheça as novidades do Gemini Assistant


O Google está preparando o terreno para a chegada definitiva do Gemini Assistant — sua nova geração de assistente virtual com inteligência artificial — e uma das mudanças mais curiosas está nos nomes das vozes disponíveis nos dispositivos Nest, como o Nest Mini e o Nest Audio.

Se antes as vozes tinham nomes de plantas mais "exóticas", agora elas ganharam nomes mais familiares, suaves e acolhedores. A ideia? Tornar a experiência com o assistente mais próxima, intuitiva e... simpática.

De planta para personalidade

As novas escolhas seguem uma linha botânica, mas agora com nomes mais populares ou com apelo emocional. Veja algumas mudanças:

  • Oxalis virou Bright
  • Aloe agora é Calm
  • Fern, que já foi "Bright", agora é "Warm"
  • Verbena virou Magnolia
  • Ivy passou a ser Violet
  • Jade agora atende por Pothos
  • Eucalyptus se transformou em Calathea
  • E surgiram ainda as vozes Yarrow e Croton

A grande sacada aqui não foi mudar o som das vozes, mas como elas são percebidas. Segundo o Google, nomes como Violet ou Magnolia são mais fáceis de lembrar e causam uma sensação melhor nos usuários.

Gemini: o novo cérebro dos seus dispositivos

Essa troca de nomes faz parte da transição para o Gemini Assistant, que deve substituir o atual Google Assistente em alto-falantes e smart displays nos próximos meses. A mudança está prevista para acontecer ainda no outono (do hemisfério norte) de 2025.

Além das vozes, o Google também pretende aposentar o nome "Google Assistente" aos poucos, reforçando a marca Gemini em seus produtos com inteligência artificial.

As vozes continuam as mesmas?

Sim! As características de cada voz permanecem praticamente inalteradas. A única diferença está mesmo no nome e na descrição de tom (por exemplo, “Fern” agora é chamada de “Warm” em vez de “Bright”).

Usuários que fazem parte da prévia pública já conseguem testar os novos nomes nas configurações dos seus dispositivos.

Por que isso importa?

Pode parecer um detalhe, mas nomes mais acolhedores ajudam a criar vínculo com a tecnologia. Em vez de selecionar uma voz chamada “Oxalis”, por exemplo, agora você pode optar por “Bright”, o que transmite uma sensação mais clara do estilo daquela voz.

É a IA se tornando cada vez mais personalizada, humana e amigável.


E você, já escolheu a nova voz do seu assistente? Conta pra gente qual nome mais combina com a sua casa!.

Postar um comentário

0 Comentários