A área demonstrativa do Semiárido Show 2025, em Petrolina (PE), reunirá mais de 100 tecnologias agrícolas desenvolvidas para as condições do Semiárido brasileiro. Os visitantes poderão acompanhar de perto o desempenho de cultivares, sistemas produtivos e práticas de manejo adaptadas à realidade da região.
Entre as vitrines, haverá um espaço dedicado às variedades de feijão, reunindo materiais de alto potencial produtivo. O grande destaque será o lançamento da BRS FC409, cultivar de feijoeiro-comum com elevado valor comercial e nutricional. Também estarão em exposição cultivares de feijão-caupi, cultura que vem se consolidando como alternativa para a segunda safra, especialmente em substituição ao milho em períodos de janela curta de plantio. Além disso, serão apresentadas variedades de feijão-de-metro de elevada produtividade e adaptabilidade. O público encontrará ainda vitrines de forrageiras, como capim buffel, urochloa, aruana, pangolão, BRS Capiaçu e BRS Kurumi, lém de espécies arbóreas como gliricídia e leucena, e nativas da Caatinga, como maniçoba e pornunça. A palma forrageira também terá espaço, com a exposição de materiais resistentes à cochonilha-do-carmim.
Na vitrine de sorgos, dentre os diversos materiais, destaque para o BRS 661, sorgo forrageiro de alto potencial produtivo. Também estarão expostos as cultivares de sorgo granífero BRS 373 e BRS 3002/ LAS 3004G, que podem substituir, assim como o caupi, o milho no fechamento da segunda safra. Já a vitrine de milho apresentará o BRS 4107 e o BRS 3046, indicado tanto para milho verde quanto para silagem, além do XB 3042 Pro2, desenvolvido a partir da genética Embrapa 3042 com evento transgênico Monsanto (Pro2). Completa a vitrine o BRS 2022, atualmente o híbrido duplo mais plantado no Nordeste. O Semiárido Show contará ainda com vitrines de mamona, amendoim e variedades de algodão, incluindo o BRS Rubi, cultivar de fibra colorida marrom-avermelhada. No segmento de biofortificados, recebem atenção especial as batatas-doces roxas BRS Anembé e BRS Cotinga, ricas em antocianinas, pigmentos com propriedades antioxidantes. Já a CIP BRS Nuti é uma batata-doce de polpa alaranjada e alto teor de betacaroteno, precursor da vitamina A.
O gergelim será outro destaque, com três materiais expostos e o lançamento de uma nova cultivar: a BRS Pérola Negra. Antes restrita à subsistência, a cultura ganha força como lavoura de renda e produto de exportação, com grande potencial para os mercados interno e externo. Na vitrine de mandioca, serão apresentadas três formas de plantio: maniva convencional, miniestaca e mudas, permitindo ao produtor comparar o desenvolvimento inicial das plantas em cada método. O público também poderá conhecer tecnologias sociais e experiências de convivência com o Semiárido, como o Sisteminha Embrapa-UFU-Fapemig; vitrines de gestão hídrica, incluindo cisterna calçadão, reuso de águas cinzas e barragens subterrâneas; vitrine de agricultura biossalina; e áreas demonstrativas do sistema agrossilvipastoril e do Sistema Glória de produção de leite adaptado ao Semiárido. A programação inclui ainda a exposição do gado Sindi, proveniente do Núcleo de Conservação da Embrapa Semiárido, que mantém um rebanho geneticamente isolado, considerado um dos mais puros do Brasil. Além das soluções desenvolvidas pela Embrapa, o Semiárido Show 2025 apresentará inovações de instituições parceiras, como o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE).
“Essas vitrines permitem que o produtor veja, na prática, como a tecnologia funciona, aumentando a confiança para adotar inovações e melhorar seus resultados”, destaca Sergio Azevedo, analista de transferência de tecnologia da Embrapa Semiárido.
O Semiárido Show
O Semiárido Show é um dos maiores eventos de inovação tecnológica voltados para a agricultura familiar no Nordeste. Realizado a cada dois anos pela Embrapa, com o apoio de diversas instituições, tem como objetivo facilitar o acesso dos produtores rurais do Semiárido a conhecimentos, informações e tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e parceiros. Nesta edição, o Semiárido Show conta com a parceria do IRPAA. Os patrocinadores do evento são: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Banco do Nordeste; Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene); Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Banco do Brasil; e Governo do Estado da Bahia.
Serviço - Semiárido Show 2025
Quando: 26 a 29 de agosto de 2025
Onde: Rodovia BR-428, Km 148, Petrolina-PE
Mais informações: www.embrapa.br/semiaridoshow
Clarice Rocha (MTb 4733/PE)
Embrapa Semiárido
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.