Header Ads Widget

Oficina no Museu da Língua Portuguesa debate memória e resistência no território da Luz


Atividade no dia 2 de agosto é aberta ao público e faz parte da residência artística Encontros Dissidentes

A relação ente memória, racialidade e resistência no território da Luz é o tema da oficina Cartografias afetivas: imagem, forma, contexto e memória, que será realizada pelo Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, no dia 2 de agosto (sábado), das 14h às 17h. Gratuita, a atividade é aberta ao público em geral: para participar, é preciso se inscrever neste link (vagas limitadas). 

Como mapear as memórias que uma cidade como São Paulo tenta apagar? Em formato de oficina-debate, a ação propõe um diálogo sobre as camadas invisibilizadas dos espaços urbanos, unindo arte, educação e ativismo para discutir narrativas dominantes.  

A ação faz parte da residência artística Encontros Dissidentes, um projeto do Museu da Língua Portuguesa que promove a formação de um grupo que, ao final do ciclo, produzirá uma projeção mapeada na torre do relógio da Estação da Luz.  

A atividade terá como convidado o coletivo Cartografia Negra, que busca estimular e problematizar noções de território, memória e história em São Paulo por meio de projetos baseados em cartografia afetiva e história afrocentrada. A mediação será realizada pelo Coletivo Coletores, à frente da condução da residência artística Encontros Dissidentes.  

Serviço
Oficina Cartografias afetivas: imagem, forma, contexto e memória  
Dia 2 de agosto (sábado), às 14h  
Inscrição por este link (vagas limitadas)  
No Museu da Língua Portuguesa  
Grátis (haverá emissão de certificado de participação) 

 

Sobre o Museu da Língua Portuguesa
Localizado na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.  

O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.  

Patrocínios e Parcerias
A Temporada 2025 do Museu da Língua Portuguesa conta com patrocínio máster da Petrobras e da Motiva; patrocínio do Instituto Cultural Vale; apoio do Instituto Ultra, do Itaú Unibanco, e do UBS BB Investment Bank. Conta ainda com as empresas parceiras Instituto Votorantim, Unipar, Machado Meyer, Porto, Alcaçuz, e Verde Asset Management. Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. O Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura – Lei Rouanet.   

Postar um comentário

0 Comentários