Com o tema “Mão-de-obra: Desafios e Oportunidades”, evento vai reunir especialistas em uma série de debates, no dia 22 de julho, em Caruaru
Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelo setor brasileiro têxtil e de confecções é a falta de mão de obra qualificada. De acordo com dados da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), de janeiro a outubro de 2024, foram criados 30,7 mil postos de trabalho, sendo 14,2 mil no setor têxtil e 16,5 mil no de confecções. No período de dezembro de 2023 a novembro de 2024, o saldo positivo como um todo foi de 7,1 mil vagas.
Apesar de todos os esforços para proporcionar qualificação, valorização, retenção e inovação no contexto da mão-de-obra local, ainda há pontos que contribuem para que haja profissionais capazes para ocupar funções na indústria, principalmente no que diz respeito à costura. Diante deste cenário, o NTCPE (Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco) realiza, no dia 22 de julho, às 9h, em Caruaru, o I Fórum NTCPE Summit.
O evento vai reunir diversos especialistas que irão discutir o tema “Mão-de-obra: Desafios e Oportunidades”, no auditório da ACIC (Associação Comercial e Empresarial de Pernambuco), com foco em três grandes eixos: visão panorâmica do setor, com um olhar sobre a atual conjuntura; os desafios críticos da mão-de-obra, como rotatividade, formação e relações de trabalho; assim como inovação e futuro, com destaque para as novas tecnologias e o impacto das gerações na cultura produtiva.
A programação conta com mesas redondas, painéis temáticos e debates estratégicos. As inscrições gratuitas estão abertas e podem ser feitas através do site https://forum.ntcpe.org.br. Podem participar empresários, profissionais da moda, além de empreendedores interessados em inovação e indústria.
Já estão confirmadas as presenças de Fernando Pimentel, presidente da ABIT, de Ana Luiza Ferreira, nova presidente da ADEPE (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco), de Erasmo Fernandes, consultor técnico do CETIQT (Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecção), convidado do Sebrae/PE, e de João Bezerra, diretor regional da FIEPE.
“Teremos a participação de empresários das principais cidades do Polo de Confecções e da maior indústria de confecções do Estado, que fica na Região Metropolitana do Recife. Esses empreendedores vão apresentar as suas dificuldades, mas também as soluções que eles vêm aplicando nos seus ambientes de trabalho para captar cada vez mais uma obra qualificada, como também para manter os profissionais que constam em suas empresas”, afirma Pedro Miranda, diretor-presidente do NTCPE.
NTCPE – Organização social privada, gestora do Marco Pernambucano da Moda, é um dos mais fortes interlocutores dos setores da moda e da indústria de confecções do Estado. Tem a missão de promover a inovação, cooperação e intercâmbio de informações entre empresas do segmento, poder público, academia e entidades de apoio e fomento. Com apoio de parceiros, como o Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, compartilha e soma iniciativas entre o setor produtivo, universidades e entidades de fomento e suporte para ampliar a inserção do segmento nos mercados nacional e internacional. Há unidades em Olinda (Mercado Eufrásio Barbosa, Largo do Varadouro, s/n, Varadouro) e Caruaru (Rua Visconde de Inhaúma, 107, Maurício de Nassau).
Serviço: I Fórum NTCPE Summit – Mão-de-obra: Desafios e Oportunidades
Data: 22 de julho
Local: Auditório da ACIC (Rua Armando da Fonte, 15, Maurício de Nassau - Caruaru/PE)
Horário: 9h
Inscrições gratuitas, programação e informações em www.forum.ntcpe.org.br
Imagem: FXQuadro para Freepik
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.