Header Ads Widget

Crescem os golpes em reservas de hospedagem durante as férias




Apesar da redução de 67% dos golpes no Brasil, Pernambuco responde por 8% das fraudes em aluguéis por temporada durante o primeiro semestre de 2024 — um sinal de alerta ainda alto, especialmente durante as férias de julho.

A férias escolares é sinônimo de viagem para toda família, mas, também, é um período de terreno fértil para golpistas. Com a alta procura por hospedagens, o crescimento de anúncios em redes sociais, sites de aluguel por temporada e aplicativos de viagem, continuam a todo vapor. Apesar da redução de 67% dos golpes no Brasil, Pernambuco responde por 8% das fraudes em aluguéis por temporada durante o primeiro semestre de 2024, um sinal de alerta ainda alto, especialmente durante as férias de julho, segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). 

Para ajudar os viajantes a não caírem em armadilhas, a especialista em viagens Rayana Assis, da agência FWTur, faz um alerta: é preciso redobrar a atenção. “Muita gente se ilude com anúncios tentadores e preços bem abaixo do normal. Ao fazer a reserva, paga via PIX ou transferência, mas quando chega ao destino descobre que o local não existe ou está ocupado”, explica.

Os golpes mais comuns, segundo a especialista são os de hospedagens inexistentes ou anúncios falsos usando fotos de hotéis reais; perfis clonados de pousadas e casas em sites e redes sociais; exigência de pagamento antecipado via PIX ou transferência, geralmente para contas de pessoas físicas. Com isso, o prejuízo não é só financeiro. “Além da perda de dinheiro, a pessoa perde o descanso planejado com a família, e isso gera um desgaste emocional muito grande”, alerta Rayana.

Então, para evitar cair em golpes, é preciso desconfiar de preços muito abaixo do mercado, principalmente em alta temporada; não fechar reservas apenas por redes sociais ou mensagens no WhatsApp e Instagram; verificar se o hotel ou pousada está registrado no Cadastur, cadastro oficial do Ministério do Turismo; consultar avaliações em sites confiáveis como Google, TripAdvisor e Reclame Aqui; exijir contrato, recibo de pagamento e confirmação oficial por e-mail; e evitar fazer PIX ou transferências para contas de desconhecidos ou pessoas físicas.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem direito à reparação em caso de serviço não prestado ou publicidade enganosa. Porém, recuperar valores após um golpe pode ser difícil. “Por isso, a prevenção é sempre a melhor saída”, reforça a especialista.

A importância de contratar uma agência de confiança

Rayana destaca que contar com uma agência séria faz toda a diferença. “Quando você fecha com um agente de viagens, a hospedagem é verificada antes. E se houver qualquer problema, o cliente tem suporte imediato e alternativas garantidas, sem prejuízo ou dor de cabeça”, pontua.

Na FWTur, todas as hospedagens são avaliadas previamente, considerando localização, estrutura, reputação e segurança. A agência também oferece orientação completa sobre documentação, roteiros e cuidados extras para quem viaja com crianças.

“Viajar é um investimento emocional e financeiro. Por isso, informação e orientação especializada são essenciais para garantir férias tranquilas, seguras e livres de surpresas desagradáveis”, finaliza a especialista.

Sobre a FWTur
A FWTur é uma agência especializada em viagens personalizadas, com foco em roteiros familiares, culturais e de experiências no Brasil e no exterior. A empresa oferece suporte completo desde o planejamento até o retorno, com atendimento humanizado e soluções sob medida para cada perfil de viajante.

Postar um comentário

0 Comentários