Diretora médica do NOA, Débora Porto, destaca rotina, desafios diários e necessidade de atualização científica
Na data em que se celebra o Dia do Médico Oncologista (09/07), é de suma importância destacar a atuação integral do especialista aos pacientes, desde o diagnóstico, passando pela definição da estratégia de tratamento, que pode envolver várias outras especialidades, até o acompanhamento da resposta aos medicamentos e quanto aos efeitos colaterais.
A diretora médica do NOA (Núcleo de Oncologia do Agreste), Débora Porto, detalha que os cuidados abrangem o alívio dos sintomas e o suporte emocional aos pacientes e familiares. "O oncologista, de uma forma geral, cuida de vidas em um momento no qual geralmente o paciente está muito vulnerável. É aí que ele vai oferecer a ciência, que é a medicina baseada em evidência, como também um acolhimento e uma esperança para que o paciente possa passar por essa jornada de forma mais leve e bem acompanhado".
A especialista reforça que o profissional participa de decisões extremamente difíceis, desde o diagnóstico até a definição do tratamento, sempre com equipe multidisciplinar e em conjunto com o paciente. "É uma área bem complexa, que exige uma atualização constante, uma vez que há estudos muitos recentes, com novos tratamentos, a exemplo da imunoterapia e da medicina personalizada".
Por isso, a atualização científica é tão importante, como defende a médica oncologista. "Em congressos, por exemplo, se tem a oportunidade de discutir com colegas e aprofundar as discussões, a fim de que se possa oferecer o que houver de melhor, em termos de perspectiva e qualidade de vida, entendendo sempre que cada paciente vai trazer desafios únicos em relação a efeitos colaterais, dores, medos e sonhos".
O desafio é diário, uma vez que cada indivíduo é único, na definição da especialista. "Por isso requer que o oncologista converse com o paciente e lide com ética, empatia e dedicação, principalmente para manejar todos esses desafios, em todos os momentos do diagnóstico, do tratamento e do acompanhamento".
NOA – Com uma trajetória de 15 anos de atuação em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, o NOA conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos especialistas em oncologia, hematologia, mastologia, cirurgia oncológica, cirurgia torácica, endocrinologia, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, dentistas e fisioterapeutas, além de um time de colaboradores que preza pelo melhor cuidado a todos os pacientes e seus familiares. A clínica oferece consultas médicas, infusões de tratamentos antineoplásicos e de outros imunobiológicos, enfermeira navegadora para agilizar a realização de exames e de procedimentos, além de acompanhamento médico durante internações hospitalares e muito mais. Para o preparo e administração ambulatorial de quimioterápicos, o NOA conta com uma equipe de profissionais de farmácia e enfermagem, o que garante um alto nível técnico e a segurança necessária ao paciente. Todas as condutas adotadas pela equipe médica estão amparadas nas melhores evidências científicas e em diretrizes globais para manejo dos mais variados tipos de cânceres.
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.