Header Ads Widget

CNC, Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE e sindicatos promovem a Semana S do Comércio



Celebração com diversos eventos gratuitos acontece em 20 cidades, levando cidadania e conhecimento para transformar o comércio de bens, serviços e turismo em Pernambuco. Agreste terá programação gratuita nas unidades do Sesc e Senac, além de espaços públicos


O maior evento integrado do Sistema Comércio brasileiro vai levar cidadania e entretenimento aos cidadãos, além de palestras e oficinas para incentivar o desenvolvimento e a inovação do comércio de bens, serviços e turismo no País. Em Pernambuco, a Semana S do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, idealizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), será realizada pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE e sindicatos empresariais, entre os dias 11 e 18 de maio.

A Semana S, que também celebrará os 80 anos da CNC, vai promover um grande mutirão de cidadania em todo o País, oferecendo serviços básicos gratuitos nas áreas de educação, capacitação profissional, saúde, lazer, esportes, cultura, assistência social e jurídica, entre outras, em linha com os benefícios que o Sesc e o Senac levam diariamente para a população. Serão promovidos encontros com empresários dos mais diversos ramos do comércio de bens, serviços e turismo para bate-papos envolvendo temas relevantes sobre varejo, negócios, inovação e mercado.

“É fundamental apresentar à sociedade o impacto transformador das ações do Sesc e do Senac na qualidade de vida, educação, cultura e desenvolvimento profissional de milhões de brasileiros. Tudo isso só é possível graças aos empresários do setor, que investem e acreditam na missão de transformar vidas. São os empresários que financiam esse grande Sistema de promoção social e qualificação profissional, com resultados concretos para o País”, afirma o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.
Pioneirismo

Pernambuco é pioneiro na criação do Dia S, instituído em 2023 a partir de Projeto de Lei apresentado na Câmara Municipal do Recife pelo vereador Marco Aurélio Filho e na Assembleia Legislativa, posteriormente, através do deputado Antônio Moraes, tornando o dia 16 de maio uma data oficial em todo o Estado — um reconhecimento ao impacto transformador das ações do Sesc e do Senac na vida dos pernambucanos.

“As ações do Sesc e do Senac têm um impacto direto na vida dos pernambucanos, promovendo educação, cultura, saúde e qualificação profissional. A Semana S é uma grande oportunidade para ampliar esse alcance, aproximando ainda mais a população dos serviços que transformam vidas todos os dias. Estamos levando essa iniciativa para todas as cidades do interior que possuem unidades do Sesc e do Senac em Pernambuco, e Região Metropolitana do Recife, com atividades voltadas tanto para os trabalhadores do comércio quanto para a comunidade em geral. Acreditamos que investir em conhecimento e bem-estar é fundamental para fortalecer o setor de comércio e serviços e impulsionar o desenvolvimento do Estado”, destaca Bernardo Peixoto, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE).

Inspirados pela iniciativa pernambucana, estados como Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Sergipe já aprovaram leis que reconhecem o Dia S em seus calendários oficiais. Nos outros estados brasileiros, projetos de lei estão em tramitação com o mesmo objetivo.

Agreste na Semana S
Pernambuco contará com mais de 400 atividades. No Agreste, a programação acontecerá entre os dias 12 e 18 de maio. Vão receber ações gratuitas, por meio do Sesc e Senac, as cidades de Belo Jardim, Buíque, Caruaru, Garanhuns e Surubim. As atividades serão realizadas nas unidades, em espaços públicos e em escolas municipais.

Durante a semana, pessoas com idades diversas podem participar de circuitos e desafios esportivos, oficinas recreativas, culturais e educativas, trilhas de conhecimento, ações de robótica e de desenvolvimento de jogos, palestras de literatura e meio ambiente, sessões de cinema, intervenções artísticas, serviços de saúde, cidadania e bem-estar, entre outras ações. Toda a programação está detalhada no https://cncsemanasbrasil.facedoor.events/pe, onde é possível realizar a inscrição gratuitamente.

Sobre o Sesc e Senac - Em 2024, o Senac-PE capacitou mais de 40 mil pessoas para o mercado de trabalho por meio de cursos de Educação Profissional.  Em 2024, a instituição realizou 697.037 atendimentos em 98 municípios pernambucanos. Somente no Programa Senac de Gratuidade, que oferece formação profissional gratuita para pessoas de baixa renda, foram investidos R$60 milhões no ano passado, beneficiando quase 8 mil pernambucanos.

Já o Sesc-PE mantém uma forte atuação nas áreas de saúde, assistência, educação, lazer e cultura. Somente no último ano, a instituição registrou mais de 11,8 milhões de atendimentos, promovendo iniciativas que beneficiam, prioritariamente, os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e suas famílias, bem como a população em geral, através de serviços de bem-estar e qualidade de vida. 
 
Sobre a Fecomércio-PE - A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio-PE), fundada em 1942, é a principal representante sindical do setor no Estado, reunindo sindicatos patronais e integrando a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Como base do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, administra ações sociais (Sesc) e educação profissional (Senac), sustentadas exclusivamente pelos empresários. Sua missão é fortalecer o comércio, especialmente micro e pequenas empresas, através de representação institucional, políticas de desenvolvimento e programas de capacitação, visando ser referência em excelência para o setor.

Foto: Maker Mídia 

Postar um comentário

0 Comentários