Vinte minutos da técnica equivale a uma hora de exercícios na academia
A eletroestimulação do corpo inteiro é uma tecnologia que tem se popularizado nos últimos anos, não só devido ao caráter terapêutico em tratar lesões e dores, mas também como opção para quem busca exercício físico de forma rápida e intensa. Utilizando impulsos elétricos controlados, a técnica promove uma ativação muscular mais intensa em menos tempo.
De acordo com a fisioterapeuta da Clínica Fisio FPS, Júlia Veloso, 20 minutos de eletroestimulação equivale a uma hora de exercícios convencionais na academia. “Eletrodos são posicionados na pele para transmitir pequenas correntes elétricas, que imitam os impulsos naturais do sistema nervoso. Esse estímulo trabalha inúmeros músculos ao mesmo tempo. Ou seja, em uma sessão de treino, são atingidas camadas musculares profundas que são consideradas de difícil acesso em exercícios convencionais, como a musculação”, explica.
Como funciona?
A tecnologia é realizada através de um colete com eletrodos que induz a contração muscular. O colete é ligado à máquina, que recebe a programação personalizada e são realizados exercícios funcionais indicados pelo profissional, como agachamentos, abdominais, flexões, entre outros.
A frequência de sessões de eletroestimulação do corpo inteiro depende do objetivo do tratamento. Em geral, as sessões são realizadas de 1 a 2 vezes por semana, com duração de 20 a 30 minutos, respeitando um intervalo de pelo menos 48 horas entre as sessões para permitir que os músculos se recuperem.
Benefícios
“A eletroestimulação do corpo inteiro, quando procurada para potencializar os resultados físicos e a estética, busca melhorar o condicionamento, tonificar os músculos, acelerar a queima de gordura, prevenir atrofias e melhorar a circulação sanguínea”, afirma Júlia. Além disso, promove menos impacto nas articulações, como joelhos, tornozelos e coluna, e pode reduzir o estresse e a ansiedade através da liberação de endorfinas e outros neurotransmissores.
Para quem é contra-indicada?
A fisioterapeuta alerta para algumas situações em que o serviço não é recomendado: gravidez e amamentação; uso de medicamentos que possam interferir na eletroestimulação; uso de dispositivo médico implantado, como um marca-passo; pele sensível ou com lesões e infecções; e tumores. “Para quem tem problemas de saúde, como diabetes e hipertensão, a contraindicação é relativa. Se estiverem controlados, não tem problema. Por isso, é necessária a avaliação para saber se será possível dar início ao procedimento”, finaliza.
Onde encontrar
Além de dispor de serviços fisioterapêuticos para a população, a Fisio FPS, da Faculdade Pernambucana de Saúde, na Imbiribeira, oferece o serviço de eletroestimulação do corpo inteiro nas terças e quintas, das 17h às 18h. O atendimento é individualizado, garantindo que cada paciente receba o protocolo mais adequado às suas necessidades. O serviço é gratuito para as comunidades de Tijolos e Tijolinhos. Já para alunos da instituição e público geral, os valores são simbólicos. A marcação pode ser feita pelo telefone (3312-8268), Whatsapp (9 7335-5602) ou presencial.
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.