Header Ads Widget

Enfermeira navegadora: novo atributo da Enfermagem tem se tornado essencial na Oncologia


Profissional atua como elo entre paciente, familiares/cuidadores e equipe assistencial, como explica enfermeira navegadora do NOA, Stéphanye Venancio.

A enfermeira navegadora tem se tornado essencial na oncologia, uma vez que atua como elo entre paciente, familiares/cuidadores e equipe assistencial. Por isso, a navegação em Oncologia é um tema que vem ganhando bastante espaço e importância dentro das equipes de enfermagem, como explica Stéphanye Venancio, que atua no NOA – Núcleo de Oncologia do Agreste, em Caruaru, Agreste de Pernambuco. 

Stéphanye Venancio destaca que a enfermeira navegadora trabalha como um instrumento que coloca o paciente e as necessidades físicas, emocionais e sociais no centro do cuidado e que um dos seus objetivos é tratar de educação em Saúde com o paciente. “Nós identificamos quais barreiras o paciente vai transpor e o auxiliamos. Isso fortalece a promoção do paciente à protagonista e o ajuda a encarar de frente as dificuldades, nas adversidades do processo”, detalha.

A profissional acrescenta que a enfermeira navegadora é responsável por levar a informação para esse paciente. “São detalhes a respeito da doença, do processo de adoecimento e do tratamento. Essas informações serão úteis para que ele possa participar ativamente da tomada de decisão junto com os profissionais de Saúde e possa garantir uma adesão efetiva ao tratamento”, finaliza.

NOA – Com uma trajetória de 13 anos de atuação em Caruaru, o NOA conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos oncologistas, hematologistas, mastologistas, cirurgiões oncológicos, cirurgiões torácicos, enfermeiras, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas e odontólogas, além de um time de colaboradores que prezam pelo melhor cuidado a todos os pacientes e seus familiares. A clínica oferece consultas médicas, infusões de tratamentos antineoplásicos e de outros imunobiológicos, enfermeira navegadora para agilizar a realização de exames e de procedimentos, além de acompanhamento médico durante internações hospitalares e muito mais. Para o preparo e administração ambulatorial de quimioterápicos, o NOA conta com uma equipe de profissionais de farmácia e enfermagem, o que garante um alto nível técnico e a segurança necessária ao paciente. Todas as condutas adotadas pela equipe médica estão amparadas nas melhores evidências científicas e em diretrizes globais para manejo dos mais variados tipos de cânceres.

Imagem: Divulgação/ NOA

Postar um comentário

0 Comentários