A sustentabilidade é um tema cada vez mais relevante no cenário global, e sua importância se estende também aos destinos e locais turísticos. Em um mundo onde a preocupação com o meio ambiente é crescente, destinos que adotam práticas sustentáveis não apenas preservam recursos naturais preciosos, mas também se tornam atrativos para um turismo responsável e consciente.
Um exemplo desse comprometimento com a sustentabilidade é o World of Wine (WOW), um destino que não apenas revela o universo dos vinhos de Portugal, mas também pratica iniciativas ecologicamente conscientes. Entre essas práticas, destaca-se o projeto "Upcycling Cork by WOW", criado em 2022, e que visa promover o recolhimento de rolhas, transformando-as em recursos valiosos.
O WOW recolhe todas as rolhas usadas em suas instalações, incluindo as utilizadas em seus 12 bares e restaurantes, seis museus (inclusive um totalmente dedicado à cortiça) e na Escola de Vinho. Após a coleta, as rolhas são entregues à Associação Amorim Cork Composites, uma empresa dedicada a valorizar a cortiça (material vegetal do qual as rolhas são feitas) e desenvolver soluções sustentáveis para diversas aplicações. Lá, a cortiça é reciclada e transformada em uma variedade de produtos, desde calçados e brinquedos até materiais de construção.
Uma das iniciativas do projeto de sustentabilidade do WOW é incentivar a participação dos visitantes na reciclagem de rolhas. Então, para quem entrega 1kg ou mais de rolhas usadas, o WOW oferece um bilhete infantil para o Museu Planet Cork, além de uma rolha personalizada.
Um museu inteiramente dedicado à cortiça
Um dos seis museus do WOW é o Planet Cork , uma atração imperdível para os amantes da sustentabilidade, da cultura e, claro, do vinho. Localizado no Porto, norte de Portugal, país que é o maior produtor de cortiça do mundo, esse museu do WOW conta a história sobre o material de origem vegetal, 100% sustentável, com diversos tipos de uso, feito da casca do sobreiro.
Durante a visita, as pessoas podem explorar uma réplica de um sobreiro gigante, aprender sobre o processo de descortiçamento e transformação da cortiça, e descobrir suas diversas aplicações na vida cotidiana, incluindo arquitetura, design e até pranchas de surf. Outras atrações incluem atividades como: descobrir o próprio peso em rolhas e criar suas próprias rolhas personalizadas. É só digitar qualquer texto desejado, que a rolha ficará pronta em minutos, se tornando um ótimo souvenir para levar de lembrança.
À medida que mais destinos seguem práticas sustentáveis, o turismo se torna cada vez mais promissor, com comunidades locais, empresas e visitantes trabalhando juntos para preservar o planeta enquanto desfrutam de experiências turísticas memoráveis e enriquecedoras.
Sobre o WOW
O WOW - World of Wine é um novo quarteirão cultural da região do Porto, Norte de Portugal. É constituído por sete museus, doze restaurantes/bares, lojas, uma escola de vinho, um espaço para exposições temporárias e uma galeria de arte. Está situado na margem sul do rio Douro, em Vila Nova de Gaia, e oferece uma vista avassaladora sobre a cidade do Porto e a Ponte Luís I.
Foi inaugurado em julho de 2020 a partir da requalificação de antigas caves de vinho do Porto, que ganham assim uma nova vida ao serviço da cultura e da tradição do Porto e da região Norte de Portugal. O projeto de 55 mil metros quadrados tem como missão revelar o fator WOW da cidade e nasce da ambição de aumentar a capacidade de atração turística da região norte do país.
O WOW compila a história, a magia e as emoções por trás do vinho português, do ritual dos copos e da indústria da cortiça. Mas vai além e acrescenta à fórmula a história do Porto e o que de melhor se faz no norte de Portugal, como os têxteis e a moda. E não falta a componente gastronômica: há diferentes conceitos de restaurantes, bares e cafés para descobrir no local.
Saiba mais em https://wow.pt/pt
Sobre a Interamerican Network
Fundada em São Paulo em 1984 e com bases na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Flórida (EUA), a Interamerican Network é a agência de comunicação líder na América Latina dedicada a clientes da indústria do turismo .Especialista em marketing de destinos, aviação, hotéis & resorts e produtos turísticos em geral, a Interamerican oferece soluções estratégicas, criativas e integradas em Relações Públicas, Marketing e Digital alinhados com planejamento estratégico, inteligência de mercado e atuação local ou regional. A Interamerican faz parte de alianças globais, sendo o braço da MMGY Global na América do Sul, da APG Network e do Grupo GEA no Brasil.
Nossa cultura: Respeito | Excelência e Inspiração | Humildade | Proatividade e Iniciativa | Mente Aberta | Compromisso | Mojo Mood | Superação e Resiliência | Saúde Mental e Bem-estar | Colaboração e Espirito de Equipe
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.