A adoção dos modelos de trabalho híbrido e remoto mudou a forma de gerenciamento das equipes, especialmente quando falamos da área de TI. Um levantamento da Mercer Brasil, apontou que 63% dos entrevistados consideram que o formato aumentou a rotatividade de pessoal, o que ainda é agravado pela falta de mão de obra qualificada. Além disso, os gestores relatam dificuldades com comunicação, colaboração, treinamento e engajamento de novos funcionários.
Neste cenário, uma saída para as empresas é optar pela terceirização, principalmente quando falamos da área de TI. Relatório da Statista mostra que esse mercado deve alcançar US$ 425,19 bilhões até 2026, e que 64% das empresas já terceirizam o setor de tecnologia.
Esse modelo permite a contratação de profissionais altamente qualificados, com expertise nas mais diversas tecnologias, oferecendo soluções mais eficientes e econômicas para as organizações. Além disso, não há necessidade de investimentos em treinamentos e certificações, já que as empresas fornecedoras desses especialistas contam com equipes multidisciplinares capacitadas e atualizadas regularmente.
Outro problema que a terceirização ajuda a resolver na gestão do trabalho remoto é a redução de custos com recrutamento, seleção e encargos que geram despesas enormes para empresas devido à alta rotatividade. Também permite uma melhor previsibilidade financeira – geralmente os custos são fixos – e flexibilidade, contemplando o aumento ou a diminuição do contrato conforme a demanda.
Em uma equipe de trabalho remota ou híbrida, manter a coesão dos times e uma forte cultura empresarial também são tarefas desafiadoras. As equipes terceirizadas atuam como departamentos internos dedicados aos objetivos e à missão dos clientes, alinhando-se à cultura da empresa.
Gerenciar uma força de trabalho híbrida ou remota apresenta desafios únicos para uma organização. Ao aproveitar a terceirização como uma extensão do negócio, a gestão pode superar essas dificuldades e, ao mesmo tempo, reduzir custos, aumentar a eficiência e garantir o funcionamento das operações.
Um serviço terceirizado pode oferecer comunicação eficaz, garantir a segurança dos dados, permanecer fiel à cultura da empresa e ajudar a atingir as metas de desempenho. Adotar esse modelo como uma solução permite que as empresas prosperem em um ambiente de trabalho dinâmico, impulsionando a produtividade, a inovação e o sucesso a longo prazo.
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