Header Ads Widget

Segunda edição da Expo Preta amplia espaços para pessoas empreendedoras no RioMar Recife




O RioMar Recife e o Instituto JCPM de Compromisso Social promovem, no mês que marca a Consciência Negra, a 2ª Expo Preta RioMar, projeto autoral que evidencia, celebra e difunde a cultura negra e o afroempreendedorismo. O evento acontece entre os dias 17 e 19 de novembro, reunindo produtos, serviços, artes visuais, música e painéis de conteúdo, para incentivar a sociedade a refletir sobre representatividade e igualdade racial. 

Enquanto em 2022, as pessoas empreendedoras vinham do Pina e de Brasília Teimosa, comunidades do entorno do RioMar onde o IJCPM atua há mais de 10 anos, em 2023 percebeu-se a necessidade de abrir espaço para pequenos negócios de outras áreas da Região Metropolitana do Recife. Com curadoria da Futuro Black e produção de Mariana Passos, a 2ª Expo Preta RioMar contará com produtos e serviços também de bairros como Boa Vista, Coque, Cordeiro, Santo Amaro e Torrões. 

“São afroempreendedores do ramo da moda, acessórios, beleza e das artes plásticas e visuais, além de escritoras. Teremos apresentações que levarão o público a uma imersão no universo da cultura negra e também painéis de conteúdos para conscientização”, detalha Dayse Rodrigues, diretora de diversidade racial da Futuro Black, empresa social que impulsiona vidas negras. 

A mostra ocupará uma área de 150 metros quadrados, que abrigará araras e vitrines com peças de vestuário, acessórios, maquiagem, objetos de decoração, quadros e fotografias, além de cabines de serviços que oferecem penteados afro, barbearia, entre outros.  

Somados os expositores com os participantes da programação cultural, mais de 50 pessoas afroempreendedoras serão contempladas na 2ª Expo Preta RioMar.  É o caso de Marta Soares, que participa pela primeira vez da mostra com a sua grife Negra Rosa, especializada em cuidado capilar, skincare e maquiagem para pessoas negras. "É muito gratificante como empreendedora preta ocupar diferentes espaços para mostrar a essência do meu trabalho, que vai além da venda de produtos. A Negra Rosa tem entre seus objetivos elevar a autoestima e empoderar as pessoas pretas através de cosméticos apropriados para cada tom de pele", afirma. 

Segundo Tiago Salvador, estilista da marca artesanal e sustentável Timóteo, que estará na mostra pela segunda vez, a visibilidade proporcionada pela exposição aos empreendedores e seus territórios tem um impacto imensurável, abrindo portas para novas conexões e parcerias. “As vendas impulsionadas pelo evento não se limitam ao período da exposição, elas se estendem ao longo do ano, com novos contatos que se tornaram clientes fixos”, conta. 

Como atesta Tiago, a participação em feiras é uma oportunidade significativa para empreendedores ampliarem sua projeção, estabelecerem conexões de negócios e acessarem novos mercados. Contudo, esses eventos muitas vezes envolvem custos consideráveis, incluindo taxas de inscrição, produção de material promocional, e logística, tornando-se uma barreira para muitos empreendedores negros que já enfrentam desafios sistêmicos, incluindo acesso limitado a capital e redes de apoio.

Reconhecendo essa realidade, a Expo Preta RioMar oferece uma ajuda de custo diária para os expositores, visando minimizar essas barreiras financeiras. Esse apoio é crucial não apenas para garantir a presença de empreendedores negros no evento, mas também para promover a igualdade de oportunidades dentro do ecossistema empreendedor. 
A valorização das competências das pessoas negras, a viabilização da geração de renda e a autonomia financeira são pilares da Expo Preta. Por isso, o staff e os jovens promotores da mostra também são oriundos prioritariamente das comunidades participantes.

A Expo Preta RioMar dura três dias, mas a experiência de 2022 já provou que sua influência e resultados reverberam muito além do período de realização do evento. O reconhecimento desse impacto social levou a mostra ao primeiro lugar do pódio na edição de 2023 do Prêmio Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), um dos mais importantes do segmento. O destaque foi na categoria Newton Rique de Sustentabilidade, voltada ao estímulo de iniciativas conectadas com responsabilidade ambiental, social e governança.

Na 2ª Expo Preta RioMar, o propósito é que o alcance seja ainda maior. Para tanto, as marcas estarão expostas durante todo o Mês da Consciência Negra em Vitrines no shopping e também no Quiosque Solidário do RioMar Recife, ocupado em novembro pelo grupo Pinosa, projeto de moda autoral e sustentável que subsidiou a primeira edição da mostra. "Mesmo depois de finalizada a Expo Preta RioMar, os produtos serão exibidos, com endereço e contatos dos empreendedores, para potencializar a sua visibilidade", detalha Thayara Paschoal.

Na visão do RioMar Recife e do Instituto JCPM de Compromisso Social, com oportunidades, a transformação social acontece. 

Serviço
O quê: 2ª Expo Preta RioMar - Realização do RioMar Recife e IJCPM
Quando e onde: De 17 a 19/11, no Teatro RioMar e no piso L3 do RioMar Recife
Horário: A mostra de produtos e serviços será aberta às 13h na sexta (17/11) e segue até às 22h. No sábado (18/11), as atividades ocorrem no mesmo horário de funcionamento do RioMar Recife, das 9h às 22h, assim como no domingo, das 12h às 21h. Programação cultural e painéis de conteúdo começam às 13h e seguem até as 21h em todos os dias.

Postar um comentário

0 Comentários