Header Ads Widget

Devaneio e fantasia se encontram em fábula sobre a amizade de um menino com a lua



Quem nunca se divertiu ao ler a história de um menino que sai de casa com uma mochila para se aventurar? Até aí, tudo bem. Mas... e se ele encontrasse no caminho a lua precisando de ajuda? O novo livro infantil de Cléo BusattoUm lago, um menino e a lua, semifinalista do Prêmio Jabuti na categoria livro infantil, desperta a imaginação dos pequenos na relação entre o ser humano e a natureza. Esta história do menino que morava em um vilarejo e sonhava em dar a volta no lago em frente à sua casa coloca a fantasia do leitor para trabalhar. O personagem decide pegar a mochila, algumas balas de banana – seu sabor preferido – uma gaita de boca, cujo talento para tocar herdou do nonno, um pouco de coragem e sai para realizar este sonho. Enquanto caminha pelo lago, os jovens leitores conhecem a família, os amigos, as memórias e os sentimentos do menino.


Aquela luz ele conhecia muito bem. Ela iluminava o caminho para o lago em noites de lua cheia. Ao se aproximar, percebeu que era mesmo a lua. “Mas como pode”, pensava ele, “a lua, aqui, dentro do lago?” E explicou para si mesmo: “Pode, ué! Por que a lua não poderia cair do céu?” (Um lago, um menino e a lua, p.33). E o que parece mais real: o menino encontrar no caminho uma carcaça de animal cercada de urubus ou a lua caída no lago? É provável que os adultos votarão na primeira opção, talvez porque precisam um pouco mais de fantasia para se aventurar nesta história. Mas o que ele encontrou foi mesmo a lua. Ela caiu do céu, está presa na água e quer voltar ao seu lugar. Para ajudar o corpo celeste, o protagonista conta com a ajuda do lago mágico e, desta forma, o cenário transforma-se em personagem.


Com ilustrações de Mari Ines Piekas, Um lago, um menino e a lua foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Governo Federal, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura. Conta ainda com apoio da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Estado do Paraná, patrocínio da Copel, do Grupo Potencial e realização da CLB Produções.

Ficha Técnica

Título: Um lago, um menino e a lua

Autora:Cléo Busatto

Ilustradora: Mari Ines Piekas

ISBN: 978-65-87181-22-6

Editora: CLB Produções

Páginas: 64

Formato: 20,5 X 27,5 cm

Preço: R$55,00

Link de venda: Amazon



Sobre a autora: Cléo Busatto é uma artista da palavra. Autora de mais de 40 obras entre ficção, não ficção, infantojuvenis e mídias digitais, que venderam em torno de 415 mil exemplares. Seus livros foram agraciados com prêmios qualificados por instituições especializadas e dedicadas à literatura infantil e juvenil, como Pedro e o Cruzeiro do Sul segundo lugar no 1º Prêmio Barco a Vapor, 2005 e A fofa do terceiro andar, finalista do Prêmio Jabuti, na categoria juvenil em 2016.


Contou histórias para mais de 150 mil pessoas em 263 municípios do Brasil e exterior. Produziu e narrou histórias no meio digital, resultado de uma pesquisa que originou 5 mídias e 3 livros e foi o tema da sua dissertação de mestrado na UFSC. Formou em torno de 80 mil pessoas em oficinas e palestras com os temas: narração oral, leitura e literatura. Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Como reconhecimento oficial de sua atuação, Cléo Busatto recebeu honrarias de diferentes instituições estatais, a saber:

  • 2021 - Prêmio Baobá oferecido pela Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo.
  • 2020 - Prêmio Jornada em Reconhecimento à Trajetória conferido pela Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Paraná.
  • 2020 - Membro da AILB - Academia Internacional de Literatura Brasileira.
  • 2018 - Prêmio Cléo Busatto, Contação de histórias – instituído pela Secretaria de Cultura de Terra Boa, PR.
  • 2017 - Grau de Comendador da Ordem Estadual do Pinheiro conferido pelo Governo do Estado do Paraná.
  • 2017 - Prêmio Joia da Matriz conferido pela Prefeitura Municipal de Curitiba.

2012 - Distinção honorífica literária, Medalha do Mérito Fernando Amaro conferida pela Câmara Municipal de Curitiba.

Postar um comentário

0 Comentários