Dança afro, ciranda, capoeira, maracatu, mamulengo, oficina de artesanato e forró pé de serra fazem parte da programação
Acontece a partir de sexta-feira, 17 de novembro de 2023, a Celebração da Consciência Negra na Comunidade Quilombola de Trigueiros, zona rural do município de Vicência, Zona da Mata de Pernambuco. O projeto que é incentivado pelo Funcultura, tem como proponente a Mestra Vera Brito, Patrimônio Vivo de Pernambuco. Trigueiros é uma comunidade remanescente de povos quilombolas, que em 2008 foi reconhecida oficialmente pela Fundação Palmares. Lá, a semana da Consciência Negra é repleta de atividades, como o Festival Quilombola e a Copa Quilombola. Este projeto vem para somar a esta semana que é tão simbólica para os moradores.
Serão 4 dias de atividades culturais, reforçando a identidade quilombola, gerando oportunidades através de formações e proporcionando lazer com apresentações culturais.
Na sexta-feira, 17, a Mestra Vera Brito realizará uma oficina de artesanato, onde mostrará aos alunos como fazer bonecas, flores e anjos com a fibra de bananeira, matéria prima abundante na região. No sábado, 18, acontece a grande celebração, com diversas atrações culturais, como Mestre Anderson Miguel e a Ciranda Raiz da Mata Norte; Mestre Calú e o Presépio Mamulengo Flor de Jasmim; Grupo de Capoeira União da Bahia, de Lagoa de Itaenga e o Maracatu Leão da Floresta de Vicência. As apresentações terão início às 19h, em praça pública ao lado do Mercado Público de Trigueiros. Dança Afro é o tema da oficina que acontecerá no domingo, 19, com o Professor e Coreógrafo Bruno Fernandes. Já no Dia da Consciência Negra, acontecerão 3 palestras com representantes da comunidade. As oficinas e palestras acontecerão na Associação Quilombola de Trigueiros, parceira deste projeto.
“A expectativa é muito boa em realizar esta Celebração em Trigueiros, pois a comunidade sempre recebe muito bem festividades como esta. É muito simbólico levar cultura e diversão para um povo marcado pela resistência, o que ajuda a reforçar a identidade quilombola. Que seja a primeira edição de muitas", ressalta o Coordenador Geral do Projeto, Antônio Neto. Este projeto foi aprovado no Edital Funcultura Geral 2021/2022 e conta com o incentivo do Funcultura, FUNDARPE, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco. Conta com o apoio do Projeto Vicência Mais, Associação Quilombola de Trigueiros e Prefeitura Municipal de Vicência. A realização é da Mestra Vera Brito e tem como Produção as Produtoras Treze e Áurea.
Programação Completa - Celebração da Consciência Negra
17/11/2023 - Sexta-Feira
14h - Oficina de Artesanato com a Mestra Vera Brito (Na Associação Quilombola de Trigueiros)
18/11/2023 - Sábado
14h - Oficina de Dança Afro com Bruno Fernandes (Na Associação Quilombola de Trigueiros)
Celebração da Consciência Negra na praça ao lado do Mercado Público de Trigueiros
19h - Maracatu Leão da Floresta de Vicência
20h - Mestre Calú e o Presépio Mamulengo Flor de Jasmim
21h - Grupo de Capoeira União Da Bahia de Lagoa de Itaenga
22h - Mestre Anderson e a Ciranda Raiz da Mata Norte
23h - Banda Saulo Dinis
Dia 20/11/2023 - Segunda-feira
09h - Palestras com representantes da Comunidade na Associação Quilombola de Trigueiros
Serviço: Celebração da Consciência Negra na Comunidade Quilombola de Trigueiros
Quando: De 17 à 20 de novembro de 2023
Onde: Comunidade Quilombola de Trigueiros, zona rural do município de Vicência, que fica na Zona da Mata Norte de Pernambuco.
Valor: Aberto e Gratuito
Informações: 81 9938-9465 (Antônio Neto)
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.