Header Ads Widget

Atletas brasileiros relatam impressões dos primeiros treinos em Santiago, Chile, sede do Parapan


Seleções de 14 modalidades já estão na capital chilena; evento continental reunirá 324 competidores do Brasil, de 23 estados e do DF, a partir do dia 17 até 26 de novembro, para disputas em 17 esportes


A delegação brasileira que irá representar o país nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 já se faz presente na capital chilena com 14 modalidades: basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol de cegos, futebol PC (paralisados cerebrais), goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro com arco e tiro esportivo. Faltam apenas três Seleções: atletismo, badminton e taekwondo. 

O Parapan de Santiago começará oficialmente na noite desta sexta-feira, 17, com a cerimônia de abertura. Com exceção ao tênis de mesa, que terá jogos já nesta quinta-feira, 16, as disputas ocorrerão de 18 a 26 de novembro. Para esta edição, a delegação brasileira contará com 324 atletas, de 23 estados e do DF, em 17 modalidades. São 108 cadeirantes79 medalhistas mundiais em 2023, 51 participantes com até 23 anos de idade e 132 estreantes no evento continental. Confira o raio-x completo aquiA competição terá cerca de 1.900 esportistas de 31 países.

Um dos atletas que já treinaram em águas chilenas foi o nadador mineiro Gabriel Araújoda classe S2 (limitação físico-motora). Dono de três medalhas de ouro no Mundial de Manchester 2023, o atleta elogiou a piscina na qual realizou o treinamento nessa terça-feira, 14. “Gostei bastante da água e de toda a estrutura que tivemos acesso. Ainda não nadei no local de competição, mas, pelos treinos, acredito que consiga ser bem rápido durante o Parapan”, avaliou o mineiro. Ele tem focomelia, doença congênita que impede a formação completa de braços e pernas.

CONFIRA O GUIA DE IMPRENSA DO PARAPAN DE SANTIAGO

A mesatenista carioca Sophia Kelmer, 15, uma das mais jovens de toda a delegação brasileira, também fez suas primeiras atividades nesta terça-feira na capital chilena. “Estou muito feliz por competir no meu primeiro Parapan. É uma sensação incrível. As impressões iniciais são as melhores possíveis. Vou dar o meu máximo para levar resultados positivos para o Brasil”, relatou a atleta, da classe 8, que nasceu com paralisia cerebral. Neste ano, ela já conquistou duas medalhas de ouro (simples e duplas femininas) no Parapan de Jovens, realizado em Bogotá, Colômbia, no mês de junho.

Ainda na terça-feira, os atletas brasileiros da bocha, do ciclismo, tênis em cadeira de rodas, judô e tiro com arco se juntaram aos outros em Santiago. Nesta quarta-feira, 15, chegarão os do atletismo. Depois, na sexta-feira, 17, será a vez dos jogadores de badminton e, por fim, os lutadores de taekwondo vão desembarcar na capital chilena no sábado, 18. Os primeiros competidores do Brasil pousaram no Chile no último domingo, 12, e entraram na Vila Parapan-Americana na mesma noite.

As primeiras Seleções Brasileiras a entrarem na Vila foram da natação, do tênis de mesa e basquete em cadeira de rodas. As três equipes são compostas por 133 integrantes no total, sendo 88 atletas (38 da natação, 24 do basquete em cadeira de rodas e 26 do tênis de mesa).

O Brasil conta com dois prédios na Vila Parapan-Americana. Na primeira torre, são 13 andares, 92 apartamentos e 305 camas disponíveis aos atletas brasileiros. Já no segundo prédio, são oito andares, com 64 apartamentos e 224 camas. No local, a delegação brasileira ainda terá à disposição uma área de convivência externa, um espaço administrativo e outro para atendimento de saúde, além de um depósito.

Os embarques dos brasileiros estão sendo feitos por modalidades (veja mais abaixo) até o próximo dia 18, com exceção do dia 16, em voos partindo do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos.

Na última edição do Parapan, em Lima, no Peru, em 2019, o país entrou para história com recorde de conquistas. A delegação brasileira chegou à inédita marca de 308 medalhas, entre as quais 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Nunca nenhum país alcançou tantas vitórias em uma única edição de Parapan.

Confira as datas dos embarques dos atletas brasileiros para o Parapan de Santiago (por modalidade):
Atletismo – 15 de novembro
Badminton – 17 de novembro
Basquete em cadeira de rodas – 12 de novembro
Bocha – 14 de novembro
Ciclismo – 14 de novembro
Futebol de cegos – 13 de novembro
Futebol PC – 13 de novembro
Goalball – 13 de novembro
Halterofilismo – 13 de novembro
Judô – 14 de novembro
Natação – 12 de novembro
Rúgbi em cadeira de rodas – 13 de novembro
Taekwondo – 18 de novembro
Tênis de mesa – 12 de novembro
Tênis em cadeira de rodas – 14 de novembro
Tiro com arco – 14 de novembro
Tiro esportivo – 13 de novembro

Patrocínios
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de cegos, goalball, judô, halterofilismo, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa e do tiro esportivo.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível O atleta Gabriel Araújo é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Postar um comentário

0 Comentários