Header Ads Widget

Amazon utiliza o Android como o sistema operacional



A Amazon utiliza o Android como o sistema operacional para diversos produtos como as Fire TVs e Fire TV Stick, mas isto pode mudar no futuro. De acordo com Janko Roettgers, da Lowpass, a Amazon está desenvolvendo um sistema de codinome Vega para substituir o Android.

Roettgers diz que esta informação foi confirmada por "várias fontes cientes destes planos" e várias listas de vagas de empregos na Amazon. O principal seria abandonar a dependência do sistema do Google, pois a geração mais recente do Fire TV Stick ainda é baseada no Android 9.

O novo sistema ainda deve ser baseado no Linux e do tipo "web-foward". A fonte cita que ele já poderia estar em desenvolvimento desde 2019 ou até mesmo de 2017, quando a Amazon teria começado a conversar com fabricantes de plataformas. O framework do Vega seria o React Native, criado pela Meta como uma base única criar apps para o Android, iOS e smart TVs.

A equipe responsável pelo Vega seria composta por centenas de pessoas, dentre elas Zibi Braniecki, um ex-engenheiro da Mozilla, contratado pela Amazon em 2022. Ele ainda teria publicado um artigo no LinkedIn dizendo que estava "trabalhando em um sistema operacional de próxima geração para a casa inteligente, automóveis e outros produtos da Amazon". Roettgers diz que o sistema está praticamente pronto, mas a Amazon ainda está trabalhando em um SDK para criar valor agregado ao sistema e incentivar desenvolvedores a investirem no Vega.

O primeiro benefício do Vega deve ser a otimização de um sistema criado especificamente para a Amazon para seus produtos, pois diversas APIs e códigos do Android não são utilizados e apenas tornam o sistema mais pesado para dispositivos como o Fire TV Stick. O maior exemplo disso é o Google nunca ter usado o Android em outros dispositivos além de tablets e celulares. Os primeiros dispositivos como o novo sistema devem chegar ao mercado em 2024.


Postar um comentário

0 Comentários