Os consumidores brasileiros estão cada vez mais habituados às compras online, buscando otimizar suas compras através da facilidade para encontrar preços mais baixos, conveniência e ampla escolha de produtos e serviços.
“Conforme este estudo apresenta, o modelo de trabalho que o consumidor está inserido irá impactar significativamente no comportamento de compra deste indivíduo”, comenta Eduardo Terra, Presidente da SBVC.
As compras online têm se tornado uma parte significativa da vida moderna, transformando a maneira como as pessoas adquirem produtos e serviços. Outro aspecto relevante do estudo é o tipo de compra que os entrevistados MAIS costumam comprar conforme as categorias pesquisadas. Compras feitas “mais” em lojas físicas, são: Compras de supermercado (90%), medicamentos (77%) materiais de construção (74%), produtos de higiene/ cosméticos (70%), produtos pet(47%). Já no online, as 3 principais categorias são: Serviços de transporte (79%), fast food/ comida para consumo imediato (71%) e Viagens (70%).
O estudo também avaliou a percepção desse consumidor que trabalha home office. Embora tenha a facilidade para comprar mais no online, o consumidor que trabalha home office acredita que gasta “menos” do que quando trabalha ou trabalhava presencial. “Em resumo, o modelo de trabalho em home office pode ter um impacto significativo no comportamento de compra das pessoas, influenciando o que compram, onde compram e como gastam seu tempo e dinheiro. A interação entre o trabalho remoto e as compras é multifacetada e varia de acordo com as circunstâncias individuais e as preferências pessoais” afirma o Presidente da SBVC.
Metodologia
O estudo entrevistou 1.000 consumidores em todo o país e teve como objetivo entender o perfil do consumidor brasileiro que compra online e lojas físicas. Abordando aspectos relacionados ao modelo de trabalho desse consumidor, seja totalmente home office, híbrido ou totalmente presencial.
A íntegra do estudo está disponível no site da SBVC:
Sobre a SBVC - Fundada em 2014, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) é uma organização sem fins lucrativos aberta, multissetorial e com atuação complementar às demais entidades de classe do varejo. Sua missão é contribuir para o aumento da competitividade do varejo, por meio de conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos do varejo de todos os segmentos. A entidade tem como objetivo defender os interesses do segmento e promover ações sociais. A SBVC é sustentada por quatro pilares fundamentais: conteúdo, relacionamento, responsabilidade social e apoio técnico. Acesse: www.sbvc.com.br
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*Foto internet
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