Header Ads Widget

Presidente da Embrapii destaca potencial de crescimento na reunião da Mobilização Empresarial pela Inovação


Chico Saboya reforçou a capacidade do ecossistema da organização para indução da inovação industrial

A Embrapii possui uma rede de 96 centros de pesquisa de excelência credenciados pela instituição para a realização de pesquisas de novas soluções tecnológicas para o setor industrial. Por meio desse ecossistema de inovação, a instituição já apoiou mais de 2 mil projetos e alavancou R$ 3 bilhões em investimentos. A perspectiva é de que, a partir do potencial da rede, que conta com mais de 10 mil pesquisadores, esses números cresçam de forma mais expressiva. Isso foi o que defendeu o presidente da Embrapii, Chico Saboya, na manhã de hoje durante reunião do Comitê de líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Ele fez uma apresentação sobre o panorama dos investimentos da Embrapii em Ciência, Tecnologia e Inovação.

“O maior trunfo da Embrapii hoje se chama: a rede de Unidades Embrapii, que são um ativo impressionante que fizeram com que a gente alcançasse um número ainda modesto de indústrias, mas que nos levará certamente a outro patamar. Temos um potencial enorme para crescer”, disse Saboya.

Logo em seguida, representantes de empresas apoiadas pela Embrapii deram seus depoimentos sobre a experiência na execução dos contratos, que são assinados de forma desburocratizada, agil e flexível. As falas foram realizadas por Jefferson de Paula, presidente da ArcelorMittal; Maurílio Albanese, head de Desenvolvimento Tecnológico da Embraer; Paulo Rocca, vice-presidente de Inovação e Novos Negócios da Bosch; e Fernando de Rizzo, CEO da Tupy.   

Presenças

Também participaram da reunião da MEI, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Aloízio Mercadante, e a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que fizeram os pronunciamentos de encerramento do evento. O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e o coordenador da MEI, Pedro Wongtschowski, receberam as autoridades presentes e acompanharam toda a programação.

Sobre a Embrapii

A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com instituições de pesquisa, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial, com o objetivo de fomentar inovação na indústria. Para isso, conecta pesquisa e empresas, e divide riscos, ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado. Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade com a competência técnica que se enquadra às necessidades de seu projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Postar um comentário

0 Comentários