Essa é uma das conclusões do estudo “Impacto da leitura feita pelo adulto para o desenvolvimento da criança na primeira infância”, realizado pelo Itaú Social, que analisa impacto da leitura realizada pelos adultos para o desenvolvimento, desde a primeira infância até a fase adulta. Outro destaque do levantamento é a constatação de que a mediação de leitura deixa a criança mais bem preparada para a entrada do Ensino Fundamental e para o início da alfabetização, além de proporcionar um melhor desempenho socioeconômico na fase adulta. O estudo mostra que o envolvimento dos familiares durante a pré-escola é significativamente associado à aquisição da habilidade da leitura com reflexos que chegam até a conclusão do Ensino Fundamental, inclusive apresentando índices de repetência mais baixos.
“O contato com o livro na primeira infância é uma oportunidade para a construção da identidade da criança. Quando esse contato ocorre por meio da mediação de leitura com um adulto próximo, essa experiência se torna ainda mais significativa, estimulando aprendizagem, a imaginação, a criatividade e a empatia para lidar com sentimentos e emoções”, conclui a gerente de Implementação do Itaú Social, Cláudia SIntoni.
A educadora Mônica Barbosa Macedo, de Corumbá (MS) desenvolve ações de mediação de leitura no Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. “Além de núcleos de dança, música e tecnologia, temos nos dedicado à leitura que, no meu entendimento, é uma arte que dialoga com todas as outras. Afinal, os espetáculos de dança e concertos de nossa orquestra, em boa parte, são inspirados em grandes obras literárias. E, no mundo de hoje, para se manter atualizado sobre novas tecnologias, é preciso ler muito”, conta.
A pedagoga é uma das 68 mil formadas pelo percurso “Leitura e Escrita”, oferecido gratuitamente pelo Polo, ambiente de formação do Itaú Social. A iniciativa é composta por quatro cursos, sendo que dois deles são os mais procurados pelos cadastrados da plataforma: o Infância e leitura e o Leitura para bebês, com mais de 39 mil e 27 mil inscrições, respectivamente.
“Meu curso mais recente foi o Infâncias e Leituras, marcando o início de uma jornada na área de Multiletramentos. Nossa equipe conta com quatro professores de literatura, acompanhando o desenvolvimento no ensino regular e realizando atividades com foco na interpretação de textos e rodas de leituras”, conta a educadora.
Mês da Infância
Em agosto é celebrado o Mês da Primeira Infância e tem por objetivo estimular a realização de atividades pedagógicas, culturais e esportivas para essas crianças. De acordo com o DataSUS, publicado em 2021, no Brasil, há 20,6 milhões de crianças nessa faixa-etária.
Polo
Além das formações gratuitas e certificadas, o Polo também disponibiliza um acervo de conteúdos referentes à educação pública. São 260 arquivos com acesso aberto e gratuito, entre artigos, infográficos, estudos, pesquisas e galerias. Conta ainda com a seção editorial, que traz análises sobre temas desafiadores do setor, como equidade racial, pandemia, fortalecimento das vozes indígenas, monitoramento e avaliação.
Em agosto de 2022, recebeu a medalha de prata do prêmio internacional Brandon Hall – Exccellence Awards 2022 na categoria: “Best Advance in Learning Technology Implementation / Melhor Avanço na Implementação de Tecnologia de Aprendizagem”.
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