“Egúngún, a Sabedoria Ancestral da Família Agboola” vai ser exibido nesta quarta-feira (26/07), às 19h, no Teatro Rui Limeira Rosal, do Sesc. Entrada gratuita
O projeto Cine Sesc apresenta, nesta quarta-feira (26/07), em Caruaru, um documentário que trata de um personagem ilustre da religião Yorubá. É o filme “Egúngún, a Sabedoria Ancestral da Família Agboola”, do artista visual e cineasta baiano Gilucci Augusto. A exibição gratuita vai ser no Teatro Rui Limeira Rosal, às 19h e a classificação indicativa é livre. Para reservar lugar na sessão, basta se inscrever pelo link https://forms.gle/PU4mVun4QVybJFiT9.
A obra narra parte da história de Oloye Akano Fasina Agboola, Àràbà da cidade de Lagos, na Nigéria, entre 1984 e 1991, ano de sua morte, considerado por muitos, um dos maiores babalawos que já existiu. A produção é de Oluwo Ifagbaiyin Ajobi Agboola que, além de narrar histórias sobre o Àràbà, abre as portas de sua Egbe, em Lauro de Freitas/BA, para que os espectadores acompanhem a preparação e execução de um festival dedicado a Egúngún e a ancestrais ilustres e divinizados dentro da cultura iorubana e da Religião Tradicional Yorubá.
“A grande importância deste documentário é trazer ao conhecimento do público a tradição afronigeriana, sendo raiz da tradição Yorubá, da qual Babá Egúngún representa a descendência e a ascendência da humanidade, num sentido comunal. É a nossa raiz de ontem e de hoje e das pessoas que estão para vir”, explica o Awo Ifápere Ajobi Aboola, sacerdote òrisà e representante do Instituto de Filosofia e Teologia Iorubá Ifá Para Todos, em Pernambuco.
Além da direção, Gilucci Augusto também é responsável pela cinematografia, edição e montagem do documentário, que foi lançado no dia 8 de julho deste ano, no Cine Glauber Rocha, em Salvador/BA, e está seguindo em turnê pelo Brasil, Argentina e Nigéria.
Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
Serviço: Cine Sesc apresenta “Egúngún, a Sabedoria Ancestral da Família Agboola”
Data: quarta-feira, 26 de julho
Local: Teatro Rui Limeira Rosal – Rua Rui Limeira Rosal, s/n, Petrópolis
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Reserva de vagas pelo link https://forms.gle/PU4mVun4QVybJFiT9Informações: (81) 3721-3967 ou (81) 99168-2355 (Whatsapp)
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.