Em 2022, 8 milhões de pessoas fizeram compras durante a Black Friday no Brasil, resultando em um faturamento de mais de R$ 6 bilhões, de acordo com um levantamento da Confi.Neotrust. Para 2023, a expectativa é bem mais alta: sete em cada dez brasileiros pretendem comprar na temporada, conforme uma pesquisa do Google encomendada pelo Instituto Ipsos.
Para Gustavo Pisani, diretor de Estratégia Digital do Varejo na FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios, os lojistas devem fazer um planejamento minucioso e antecipado para não serem pegos de surpresa com problemas que podem acarretar prejuízos. Esse tempo vai permitir que os lojistas façam uma análise geral de estoque e de estratégias, garantindo um diferencial competitivo inestimável.
“Começando a preparação com antecedência, você consegue analisar seus itens e identificar quais têm grande adesão e são porta de entrada para a negociação de outros itens com venda mais complexa. Não é uma cálculo que possa ser feito em cima da hora; a Black Friday demanda essa previsibilidade. Outro ponto valioso proporcionado pelo planejamento antecipado é a chance de analisar erros e acertos cometidos na edição passada, como forma de potencializar o que deu certo e acertar as falhas, fazendo até mesmo os ajustes mais finos”, aconselha.
Pisani ainda destaca que alinhar a comunicação é imprescindível. “Invista em campanhas de marketing e mantenha as redes sociais e sites com foco no período. Antes mesmo de começar a Black Friday, envie e-mails fazendo uma contagem regressiva e destacando quais serão os itens com maior desconto, reforçando a ideia de que o estoque é limitado. Ações como essas criam senso de urgência e preparam o consumidor”, finaliza Pisani.
Sobre a FCamara
A FCamara é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente, lado a lado com seus clientes, para proporcionar experiências transformadoras. Com um time altamente especializado, o grupo atua em Transformação Digital, E-commerce & Marketplace, Inovação, Cloud & Cibersegurança, Open Finance & Open Insurance, Data & Analytics e Marketing Digital, junto aos principais players de varejo, saúde, seguros, mercado financeiro, indústria e outros segmentos. Foi eleita 5 vezes como a Melhor Empresa na categoria de serviços de e-commerce pela ABComm e é líder em soluções digitais, sendo considerada hoje a maior empresa de serviços para e-commerce da América Latina. Hoje, o grupo conta com operações no Brasil e Europa, e mais de 1.000 empresas atendidas em sua história. Saiba mais em www.fcamara.com.
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