Header Ads Widget

Inovação na indústria é desafiadora e requer estratégias de personalização para o setor


Historicamente um dos ramos que mais investe em inovação, a indústria possui particularidades e desafios únicos para alcançar maior produtividade e eficiência


A inovação já não é mais apenas um diferencial ou ponto de destaque de uma empresa, mas um fator crucial e fundamental para manter as companhias em funcionamento vinculado a esta geração. Com o setor industrial, não seria diferente. Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizada pelo Instituto FSB Pesquisa, concluiu que 84% das grandes e médias empresas afirmam ter necessidade de inovar. Entre as indústrias, 88% afirmaram já ter inovado entre 2020 e 2021, colhendo melhor desempenho em produtividade, competitividade e lucratividade.


A pesquisa aponta também que os principais objetivos das indústrias são aumento de volume de vendas, eficiência e volume da produção, além do lançamento de novos produtos e diminuição de custos. É justamente nesse cenário que entra a inovação voltada à produtividade e competitividade, com estímulo de programas de intraempreendedorismo. 


Esses tipos de programas geram grandes retornos, tanto para a empresa, quanto para os profissionais, e, apesar das tecnologias existirem hoje para otimizarem processos, inovar na indústria não depende obrigatoriamente de recursos extremamentes demasiados. Segundo Orlando Ovigli, VP Digital Solutions da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação, ainda assim, o setor industrial exige que sua estratégia de inovação seja 100% personalizada para suas especificidades. Neste caso, entende-se que os colaboradores que atuam na ponta, no chão de fábrica, por estarem no dia a dia da operação, são capazes de sugerir grandes e potenciais ideias por conta de sua vivência e experiência. “É preciso que se fomente uma cultura de inovação e se pense em estratégias de engajamento para colaboradores de diferentes perfis, incluindo tanto os que atuam no chão de fábrica, quanto os que ocupam cargos administrativos", complementa Orlando. 


Inovação industrial na prática


Foi pensando nas necessidades da Dexco, uma reconhecida empresa deste setor, que a FCamara aprimorou o Imagine, que funcionava como um programa de gestão de ideias inicialmente criado pela própria Dexco, e, passou a ser uma plataforma de Gestão da Inovação Corporativa. Após 15 dias do lançamento do seu primeiro desafio na plataforma, a empresa conseguiu capturar mais de quatro mil ideias de seus colaboradores. No total, por meio de todas as ações, desafios e sugestões já implementados desde o início, a Dexco já calculou R$ 30 milhões de retorno sob investimento, além de ter sido premiada, em 2022, como “Empresa mais inovadora do setor” pelo Prêmio Valor Inovação.


“O Imagine nos possibilitou agregar diversos serviços estratégicos complementares, tornando-se o um grande motor de inovação dentro da companhia. O sucesso foi tanto, que a experiência foi estendida para a Dexco Colômbia, com uma versão multi-idiomas da plataforma”, conta Carolina Araripe, coordenadora de Inovação da Dexco. A ideia foi criar uma plataforma semelhante a uma rede social, intuitiva e acessível, facilitando a participação de todos os colaboradores, independente do cargo ou país que eles estejam.


Considerando o desafio de engajar todos os colaboradores no processo de inovação, também foi desenvolvido um trabalho de Transformação de Negócio, em que foi criado um processo contínuo de engajamento no sistema Imagine, recompensas e implementação de ideias disruptivas ou de melhoria contínua. Como a plataforma foi primeiramente desenvolvida para uma reconhecida empresa do setor industrial, o executivo afirma que “o Imagine passou então, a chamar atenção de outras empresas graças às suas particularidades e diferenciais para a indústria, dentre outros setores tradicionais, que garantem maiores resultados em engajamento de colaboradores. Isso, invariavelmente, gera maiores chances de que ideias de impacto sejam ouvidas, implementadas e que possam atingir um patamar de inovação”, conclui Orlando.


Sobre a FCamara 

A FCamara é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente, lado a lado com seus clientes, para proporcionar experiências transformadoras. Com um time altamente especializado, o grupo atua em Transformação Digital, E-commerce & Marketplace, Inovação, Cloud & Cibersegurança, Open Finance & Open Insurance, Data & Analytics e Marketing Digital, junto aos principais players de varejo, saúde, seguros, mercado financeiro, indústria e outros segmentos. Foi eleita 5 vezes como a Melhor Empresa na categoria de serviços de e-commerce pela ABComm e é líder em soluções digitais, sendo considerada hoje a maior empresa de serviços para e-commerce da América Latina. Hoje, o grupo conta com filiais no Brasil, Portugal e Reino Unido e mais de 1.000 empresas atendidas em sua história. Saiba mais: www.fcamara.com


Sobre a Dexco 

A Dexco, por meio de suas marcas - Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Ceusa, Durafloor e Castelatto –, oferece soluções que combinam estética e funcionalidade, promovendo conforto e bem-estar. Possuem um papel importante na sociedade e, desde o início da trajetória, as questões ambientais, sociais e de governança pautam discussões sobre o futuro da companhia. Trata-se de uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A - e pelo Bloco Seibel. Com sede administrativa em São Paulo, possuí 22 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia - Dexco Colômbia. Estão também à frente da LD Celulose, por meio de uma joint venture com o Grupo Lenzing e da Caetex, criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. 

Postar um comentário

0 Comentários