Header Ads Widget

Saiba mais sobre as novas regras do presunto e se as essas mudanças são boas para a saúde


Nutricionista explica que os rótulos trazem mais transparência para o consumidor sobre os componentes que estão dentro do alimento


Depois de 20 anos, o presunto vendido no Brasil passa a ter novas regras de produção, é o que determina o Ministério da Agricultura. No novo modelo predomina quatro tipos, sendo eles: cozido, cozido superior, cozido tenro e cozido de aves, que possuem menos água, mais transparência nos rótulos e mais proteína.  Os fabricantes terão até um ano para se adequar. De acordo com a nutricionista e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Alyne Nunes, a nova legislação começou neste mês de abril e as empresas precisam entrar nas novas regras por um período de um ano. “O objetivo é trazer mais transparência para o consumidor, para que possa identificar quais são os produtos que fazem parte do alimento que vai consumir”, comenta. Entre as principais mudanças está a presença da carne moída e a retirada de pele para os do tipo cozido, já o superior não pode ter a carne moída e pode ter pele. O tenro precisa ser obrigatoriamente defumado. O das aves precisa ser composto das partes inferiores desses animais, que são as pernas.


“A nova legislação também garante mais proteína nesses itens, no caso, 16% da composição sendo dessa substância e, obrigatoriamente, menos água porque quanto menor, maior a qualidade do produto. Ela baixou de 5% para 4,8%. Mas não define a parte do corpo dos animais, como do porco e nem as aves que podem ser utilizadas para fazer o produto”, explica.

O preço deve aumentar por causa das mudanças e da adição de mais proteína. Apesar das novas regras, consumir presunto de forma recorrente não é tão indicado para a saúde porque ainda é um produto alimentício que contém aditivos, conservantes e sódio.


“É indicado consumir, no máximo, quatro fatias por dia, mas evitar comer todos os dias. Além disso, na hora de comprar o produto, observar se o presunto está lisinho, sem aspecto gorduroso e sem placas brancas. Assim, o consumidor garante levar para casa um produto mais fresquinho”, finaliza.

Postar um comentário

0 Comentários