Header Ads Widget

Instituto Pólis lança estudo sobre redução de resíduos e emissão de gases do efeito estufa, com participação do Observatório do Clima e Ministério do Meio Ambiente


  • Lançamento poderá ser conferido pelo canal de YouTube do Instituto na próxima quarta-feira (17/05);

  • O evento é promovido pela Campanha São Paulo Composta, Cultiva - coordenada pelo Pólis -, pela rede Aliança Global Alternativas a Incineração (GAIA) e Aliança Resíduo Zero Brasil (ARZB) 

O Instituto Pólis, organização da sociedade civil de atuação nacional, sem fins lucrativos, apartidária e pluralista divulgará na próxima quarta-feira (17/05) o relatório Resíduo Zero para Zero Emissões: a Redução de Resíduos como a Virada de Jogo Climática. O estudo será apresentado em transmissão pelo canal de YouTube do Pólis, a partir das 10h30. 

O documento indica que as emissões de gases do efeito estufa no setor de resíduos são apenas a ponta do iceberg da crise climática no mundo. Por isso, a importância em extinguir os lixões, como indicado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS - Lei Federal nº 12.305/2010), estimular a redução da geração resíduos sólidos com banimento de produtos plásticos de uso único e ampliar os processos de reciclagem e da compostagem para garantir os compromissos climáticos do país.

Segundo o levantamento, mais de 550 municípios no mundo implementam sistemas resíduo zero (aproveitamento integral na cadeia da reciclagem e compostagem dos resíduos gerados), em diferentes contextos econômicos, sociais, climáticos e legais. Essas estratégias costumam apresentar baixo custo de investimento e produzem resultados rápidos.

Evento de lançamento

A transmissão online contará com a presença de representantes do poder público e outras instituições convidadas. Estão previstas as participações de Eduardo Rocha, Diretor Geral de Resíduos e representante da Secretaria Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Mariel Vilella, diretora do Programa de Clima Global de GAIA, além de Suely Araújo, especialista Sênior em Políticas Públicas no Observatório do Clima (OC), com mediação do assessor de projeto no Pólis, Victor Argentino.

O evento é organizado pelo Pólis por meio da Campanha São Paulo Composta, Cultiva e conta com a parceria da rede Aliança Global Alternativas à Incineração (GAIA) e da Aliança Resíduo Zero Brasil (ARZB).

Campanha São Paulo Composta, Cultiva

Formada por mais de 50 organizações e redes da sociedade civil, a Campanha objetiva aumentar o comprometimento do executivo e legislativo paulistano com as políticas públicas para a reciclagem de 50% dos resíduos orgânicos, como sobras de alimentos e de poda, e promoção da agroecologia no município.

Serviço

“Resíduo Zero para Zero Emissões: a Redução de Resíduos como a Virada de Jogo Climática”

Data: 17/05/2023

Horário: às 10h30 (Horário de Brasília)

Link de transmissão: www.youtube.com/watch?v=8G3e-RdfnPw

Sobre o Instituto Pólis | Organização da sociedade civil (OSC) de atuação nacional, constituída como associação civil sem fins lucrativos, apartidária e pluralista. Desde sua fundação, em 1987, o Pólis tem a cidade como lócus de sua atuação. A defesa do Direito à Cidade está presente em suas ações de articulação política, advocacy, formação, pesquisas, trabalhos de assessoria ou de avaliação de políticas públicas, sempre atuando junto à sociedade civil visando o desenvolvimento local na construção de cidades mais justas, ambientalmente equilibradas sustentáveis e democráticas. São mais de 30 anos de atuação com equipes multidisciplinares de pesquisadores que também participam ativamente do debate público em torno de questões sociais urbanas. Aproxime-se https://polis.org.br/  

 

Postar um comentário

0 Comentários