Header Ads Widget

Dia do Enfermeiro é oportunidade para revelar diversas frentes de atuações dos profissionais





Conheça as histórias de profissionais que atuam nas áreas oncológica (no NOA) e dermatoterapêutica (na Clínica Cicatriza), em Caruaru.

O Dia Internacional da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro- celebrados nesta sexta-feira (12/05) - homenageiam a área e os profissionais que prestam assistência ao ser humano, em ambientes públicos e privados. Recentemente, durante a pandemia da Covid-19, os enfermeiros chamaram atenção pela dedicação irrestrita, na linha de frente de combate à doença. Outro fato que ganhou destaque e fortaleceu a categoria foi a luta pela conquista do piso salarial. A data homenageia a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo (em 1820). No Brasil, desde os anos 40, também é celebrada a Semana da Enfermagem (entre 12 e 20 de maio), em honra a Florence Nigthingale e à brasileira Ana Néri, primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Além de em hospitais, os profissionais podem se especializar em diversas áreas, o que torna a profissão ainda mais importante. Exemplo disso é o da enfermeira oncológica Amanda Cruz - que atua no NOA - Núcleo de Oncologia do Agreste, em Caruaru, Pernambuco. Ela explica que a enfermagem oncológica é uma especialidade que se dedica ao cuidado de pacientes com câncer, oferecendo, além do tratamento médico e farmacológico, o devido suporte físico, emocional e psicológico. A profissional acrescenta que a equipe multiprofissional busca desmistificar o sentimento de "sentença de morte”, no momento do diagnóstico. "Hoje, posso dizer que cresci como profissional e pessoa, vivenciando na área de oncologia, com grandes desafios, aprendizados e conquistas". Amanda Cruz destaca, ainda, que a enfermagem oferece esse cuidado holístico, acolhendo o paciente como um todo, no início, durante e ao término do tratamento. 

A enfermeira relata um pouco da rotina prática dela, na enfermagem. "Com o avanço dos cuidados paliativos, qualquer doença ameaçadora à vida pode apontar a necessidade de acolhimento, aplicados dos cuidados paliativos no tratamento oncológico, inclusive. Acolhemos para esclarecer toda e qualquer dúvida sobre possíveis efeitos colaterais, cuidados a serem realizados durante o tratamento e orientações pertinentes e necessárias. Avaliamos acesso venoso, orientamos e acompanhamos todas as possíveis toxicidades, intervindo sempre e evitando piora".

Outro exemplo é o da enfermeira dermatoterapeuta e hiperbarista 
Gabriella Souza - sênior da unidade Caruaru da Clínica Cicatriza. Ela afirma que sempre cultivou a admiração pelo cuidado com o próximo. Mas, não tinha dimensão do que realmente isso significa, da responsabilidade e do quanto a profissão exige uma real doação. "Passei a entender o ofício, ao longo da minha formação acadêmica, me apaixonando ainda mais pela profissão, pois a enfermagem é o ofício que está mais próximo do paciente. Os médicos prescrevem remédios, mas o o enfermeiro prescreve o cuidado: é esse o nosso papel".

Gabriella Souza diz que teve a primeira experiência na área na qual atua quando 
ainda estava na Universidade e permanece, até hoje. "Conheci a Cicatriza, onde fui estagiária e, desde o início, aprendi muito, tendo a oportunidade de atuar no tratamento de feridas de difícil cicatrização. Tive a sorte de conhecer pessoas que confiaram e enxergaram o potencial que existia em mim, quando eu mesma não via". Recém-formada, assumiu a gerência de uma das unidades da Clínica, em João Pessoa (PB), e, atualmente, gerência a unidade localizada em Caruaru. "Eu vejo essa especialidade da enfermagem, a dermatologia, como uma inovação: uma área que a gente sempre está buscando e desenvolvendo coisas novas, já que requer criatividade e, ao mesmo tempo, exige muito conhecimento. Curativo (primeiros-socorros) todo mundo faz, mas ir a fundo no que está acontecendo, desde o primeiro rasgãozinho na pele até entender a doença que o paciente tem para realmente tratar da forma correta é uma ciência e é isso que eu sou apaixonada por fazer e tenho muito orgulho da profissão. Por ser uma área inovadora, tem muita gente empreendendo no mercado dermato e é muito bom de ver colegas tomando iniciativa e o mercado crescendo".

Pandemia - A enfermeira Amanda Cruz destaca a atuação da enfermagem brasileira, durante a pandemia da Covid-19. "Foi crucial para o enfrentamento da crise sanitária, por ser responsável pela assistência direta aos pacientes infectados, além de orientar a população sobre as medidas de prevenção. Sobre o mesmo assunto, a enfermeira Gabriella Souza, afirma que,
apesar de não ter trabalhado na linha de frente, na pandemia, devido ao plano de contingência, na empresa, foi um período bem difícil, por não se saber bem com o que se estava lidando. "Apesar disso, estávamos prontos para encarar qualquer desafio. Nos vimos (enfermeiros) em um cenário de guerra, o governo, inclusive, abriu um cadastro para que profissionais se colocassem à disposição. Quando se ama o que faz, se está sempre de prontidão para o que for necessário. Admiro muito os colegas que estiveram na linha de frente e tenho profundo respeito aos que ser foram. Não foi fácil para ninguém!"

Fotos: Arquivo Pessoal

Postar um comentário

0 Comentários