Header Ads Widget

Falta de informação dificulta acesso de pacientes a tratamento adequado para doenças raras



Novas tecnologias podem revolucionar o tratamento das mucopolissacaridoses, trazendo diversos benefícios


As doenças Raras são condições em geral crônicas, progressivas e incapacitantes, que podem também ser degenerativas e usualmente causam grande impacto na qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares, muitas vezes reduzindo sua expectativa de vida.

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem de 6 a 8 mil doenças raras no mundo; destas, apenas 4% contam com algum tipo de tratamento, e 30% dos pacientes acabam morrendo antes dos cinco anos de idade. No Brasil, estima-se que até 13 milhões de pessoas possam ter alguma doença rara¹.

 

São muito comuns os casos em que o paciente descobre uma doença rara depois de muitos anos, às vezes décadas, por vezes recebendo diagnósticos equivocados. É o caso da Deise Zanin, presidente do Instituto Atlas Biossocial, uma organização sem fins lucrativos que trabalha no apoio às pessoas com doenças crônicas, graves e raras. O instituto oferece suporte geral aos pacientes e suas famílias, disseminando informações de modo a permitir o diagnóstico precoce e o conhecimento da sociedade em geral sobre estas doenças.

 

Deise só teve conhecimento de que tinha uma doença rara aos 20 anos de idade, quando foi diagnosticada com mucopolissacaridose tipo 1.e iniciou um tratamento no Hospital de Clínicas em Porto Alegre. Trata-se de uma doença genética, ainda sem cura, mas tratável pela reposição periódica da enzima que não funciona nesses pacientes. Isso impede o corpo de degradar substâncias que são normalmente produzidas, mas que, na falta de uma degradação adequada, acabam se acumulando, o que gera consequências em vários tecidos e órgãos.

 

Eu levei 20 anos para ter o diagnóstico, e foi suspeita de um oftalmologista, que me encaminhou para o geneticista”, relata Deise.

 

Na maioria das vezes, o paciente procura médicos especialistas, faz uma série de exames, mas o diagnóstico final demora de 4 a 5 anos em média. Ainda assim, os desafios no tratamento são inúmeros, em muitos casos levando à morte precoce do paciente.

 

Os sintomas às vezes são muito graves, e sem o diagnóstico correto haverá idas recorrentes à unidade de saúde, internações, os pais vão precisar parar de trabalhar para cuidar da criança, deixando de contribuir com a economia. Então é uma série de problemas relacionados que podem ser evitados com mais informação”, completa Deise.

 

Desta forma, é recomendado que, à medida em que a criança cresce, os pais atentem para a existência de diferenças em seu desenvolvimento em comparação a outras crianças. Caso algo diferente seja notado, um médico geneticista deve ser procurado, pois pode ser o caso de uma doença rara.

 

Para Deise, falta conscientização sobre as doenças raras. “O desconhecimento pela população e pelos próprios médicos, e a falta de ações concretas pelo poder público, tudo isso é limitante e muito triste para as famílias. Já ouvi relatos de famílias que alertaram seus médicos pediatras sobre diferenças no desenvolvimento de seus filhos, mas foram ignorados. E isso mudou muito pouco nos últimos anos”.


Mucopolissacaridoses (MPS): tratamentos atuais não são 100% eficazes

As mucopolissacaridoses (MPS) são doenças genéticas que fazem parte dos erros inatos do metabolismo. Nas MPS, a produção de enzimas responsáveis pela degradação de alguns compostos é afetada, e o progressivo acúmulo destes compostos no organismo do paciente provoca diversas manifestações.

 

Entre as consequências das MPS, podem estar: limitações articulares, perda auditiva, problemas respiratórios e cardíacos, aumento do fígado e do baço e déficit neurológico.

 

A incidência das mucopolissacaridoses é de cerca de 1 caso para cada 25 mil nascidos vivos. De acordo com a enzima que se encontra deficiente, as mucopolissacaridoses podem ser classificadas em 11 tipos diferentes².

 

No Brasil, o mais prevalente é o tipo II, conhecido como Síndrome de Hunter (causada pela deficiência da enzima iduronato sulfatase) — um caso para cada 70 mil nascidos vivos, com uma média de 13 novos casos ao ano detectados pela Rede MPS Brasil³. Ocorrendo quase exclusivamente em pessoas do sexo masculino, a MPS II, sem o tratamento adequado, pode levar à morte do paciente nas duas primeiras décadas de vida.

 

Já a MPS tipo I é causada por uma deficiência na enzima alfa-L-Iduronidase. Sua forma mais grave é conhecida como Síndrome de Hurler e se manifesta logo nos primeiros meses de vida, na forma de anomalias ósseas, aumento do fígado e do baço, e atraso no desenvolvimento psicomotor do paciente. O aumento do volume da língua, a perda auditiva e a opacidade da córnea também são sintomas frequentes, assim como problemas respiratórios e cardíacos. Por isso, após o diagnóstico, os pacientes precisam de uma rede de apoio multidisciplinar.

 

As MPS I e II, assim como outras enfermidades, poderiam ser facilmente detectadas por meio da expansão do Teste do Pezinho, que foi proposta para ser implementada no SUS pela Lei 14.154 publicada em 27/05/2021⁴.

A realização deste teste é de extrema importância em todas as crianças, uma vez que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem mudar a história dos pacientes com esta doença. Porém, apesar da promulgação da lei, os testes ainda não são implementados. Para a presidente do instituto, este é um problema sério: “A lei do teste do pezinho ampliado foi sancionada, mas ainda não saiu do papel. Queremos que ela saia do papel e vire realidade. E que os profissionais de saúde lembrem das doenças raras no seu dia a dia”, complementa Deise.

 

E mesmo com a detecção precoce da doença, os tratamentos disponíveis atualmente não são completamente eficazes, uma vez que não conseguem ultrapassar a barreira hematoencefálica (BHE), uma membrana permeável que regula a passagem de moléculas para os neurônios. Desta forma, o tratamento não consegue conter os efeitos neurológicos da doença, que podem incluir: hiperatividade, convulsões, epilepsia, perda da audição, ansiedade, depressão, declínio cognitivo e até demência precoce, entre outros⁵.

 

“Nossa esperança é de ter acesso a um novo medicamento que trate esses problemas, e poder usá-lo”, relata a presidente do instituto.

 

Novos medicamentos podem revolucionar o tratamento das MPS I e II

Desde 2018, a JCR Farmacêutica — empresa de origem japonesa fundada em 1975 e focada no tratamento de doenças raras — desenvolve estudos clínicos de um novo medicamento para a MPS I e II no Brasil. O tratamento é aplicado por via intravenosa nos pacientes e, de forma pioneira nessas doenças, consegue atravessar a barreira hematoencefálica, chegando ao sistema nervoso central, além de atuar também em todo o corpo. No Japão, o medicamento indicado para pacientes com MPS II já está disponível há quase dois anos, e mais de 70 pacientes já usufruem de seus benefícios.

Vanessa Tubel, CEO da JCR no Brasil, explica que esta é uma verdadeira revolução para os pacientes, que em pouco tempo começaram a apresentar melhoras nos sintomas e, em alguns casos, até mesmo a reversão de alguns aspectos do quadro clínico.

 

A MPS não tem cura, mas com tratamento adequado e precoce é possível controlar a doença e aumentar a expectativa e a qualidade de vida do paciente e dos familiares”, explica Vanessa.

O estudo é liderado pelo geneticista e professor do Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Dr. Roberto Giugliani, tendo sido também realizado na Universidade Federal de São Paulo, com coordenação da Dra. Ana Maria Martins, geneticista e professora da Unifesp.

 

“Novas tecnologias associadas a enzimas capazes de cruzar a barreira hematoencefálica (sangue-cérebro) permitem tratar as manifestações neurológicas a partir de tratamento administrado na veia. A combinação dessas novas tecnologias de tratamento com o diagnóstico precoce, idealmente através do teste do pezinho, trará um ganho significativo na qualidade de vida dos pacientes com MPS”, explica Dr. Roberto Giugliani ⁶.

 

Para Deise Zanin, o tempo é mais um obstáculo para os pacientes de doenças raras: “Enquanto a aprovação de novos tratamentos no Brasil não acontece, dezenas de pacientes continuam sem acesso a um medicamento eficaz para todos os efeitos das MPS, físicos e neurológicos, sendo que em outra parte do mundo a nova tecnologia já está disponível. Isso afeta seriamente a qualidade de vida do paciente de MPS, que não pode esperar, uma vez que a doença pode tirar sua vida antes do acesso ao medicamento mais moderno disponível no mundo.”

 

Sobre a JCR Farmacêutica - Presente no Brasil desde 2020, a JCR Farmacêutica já aprovou o medicamento indicado para MPS II no Japão e está em fase de avaliação no Brasil, como um produto pioneiro em ultrapassar a barreira hematoencefálica, mesmo administrado por via intravenosa, para tratar a degeneração neurológica que ocorre em 70% dos pacientes com MPS tipo II, além de também ter eficácia para o tratamento da parte somática da doença. A pesquisa fase I/II da JCR é liderada no Brasil pelo geneticista e professor do Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Dr. Roberto Giugliani. Além disso, o estudo também é realizado na Universidade Federal de São Paulo, com coordenação da Dra. Ana Maria Martins, geneticista, professora da Unifesp e membro da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM). Ao todo, são 19 pacientes envolvidos nesta fase da pesquisa, e em 2022 já foi iniciado o estudo fase III global, incluindo pacientes brasileiros.

 

Referências

1) Casa Hunter. Disponível em https://casahunter.org.br/o-que-e-doenca-rara/

2) Agência Fio Cruz https://agencia.fiocruz.br/pesquisa-sobre-genetica-medica-e-pauta-de-revista-cientifica e Estudo ‘Updated birth prevalence and relative frequency of mucopolysaccharidoses across Brazilian regions’. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-47572021000100103&script=sci_arttext

3) Artigo ‘Updated birth prevalence and relative frequency of mucopolysaccharidoses across Brazilian regions’. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-47572021000100103&script=sci_arttext

4) Lei do Teste do Pezinho ampliado

https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2021/maio/presidente-sanciona-lei-que-estabelece-rol-minimo-de-doencas-a-serem-rastreadas-pelo-teste-do-pezinho

5) Reunião-satélite do XIII Simpósio Internacional da Sociedade Portuguesa de Doenças Metabólicas - DOENÇA NEUROLÓGICA NAS MUCOPOLISSACARIDOSES (MPS). Disponível em: https://www.spdm.org.pt/media/1530/maq06-tripticoa4-biomarin-paginas-individuais.pdf

6) Estudo ‘Updated birth prevalence and relative frequency of mucopolysaccharidoses across Brazilian regions’. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-47572021000100103&script=sci_arttext

Postar um comentário

0 Comentários