Header Ads Widget

Falta de atenção: 4 dicas que podem ajudar as crianças a manterem o foco


Pedagoga do Kumon ressalta que excesso de estímulos pode prejudicar o aprendizado escolar  
A falta de atenção é um problema que pode afetar pessoas de todas as idades, mas é especialmente comum em crianças em idade escolar. Isso acontece porque elas ainda estão em processo de desenvolvimento de suas habilidades cognitivas, incluindo a capacidade de concentração e atenção. Quando elas não conseguem se concentrar, nem manter o foco, têm mais dificuldade para aprender e absorver conhecimentos. Essa falta de atenção, inclusive, pode afetar sua capacidade de se envolver e interagir socialmente e desfrutar de atividades cotidianas. Para Cristhiane Amorim, pedagoga com pós-graduação em neurociência educação e desenvolvimento infantil, que atua como especialista em educação na rede Kumon, é importante que os pais e cuidadores estejam atentos aos sinais de falta de atenção nas crianças e procurem maneiras de ajudá-las a desenvolver habilidades de concentração e atenção.

A pedagoga ainda conta que a exposição precoce as telas e o excesso de estímulos com eletrônicos, podem prejudicar o aprendizado e a capacidade de concentração das crianças. “O exagero pode afetar a aptidão de memorizar e reter informações que são importantes para a realização de tarefas comuns do dia a dia. Cabe ao adulto conseguir dosar e impor limites, incentivando outras atividades, como brincadeiras ao ar livre e leitura de livros”, esclarece a Cristhiane.

Seguem algumas dicas que podem ajudar a melhorar o foco das crianças:

 

1. Crie um ambiente livre de distrações: remova dispositivos eletrônicos e brinquedos, por exemplo, do ambiente de estudo. Isso pode ajudar a minimizar as distrações e facilitar a concentração.

2. Estabeleça rotinas: promover hábito diário que inclua tempo dedicado ao estudo e à realização de tarefas ajuda a estabelecer um senso de ordem, sem que ela queira deixar algo para terminar depois.

3. Incentive: ofereça recompensas, como algo que a criança goste de fazer em família, como um passeio juntos ao parque, e elogie os pequenos quando eles se concentrarem e realizarem uma tarefa com sucesso. Isso reforça um comportamento positivo e o estimula a continuar se esforçando.

4. Busque atividades lúdicas: quebra-cabeça, jogo da memória e xadrez são boas opções que podem contribuir para a melhora do foco e concentração. Mas é importante lembrar que cada criança é única e pode responder melhor a diferentes abordagens. “O importante é ser paciente e oferecer suporte e incentivo à criança, respeitando o seu ritmo, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades”, finaliza.


A rotina de estudos pelo método Kumon favorece o desenvolvimento da concentração de forma leve, com apenas meia hora por dia é possível alcançar bons resultados. O ensino privilegia o desenvolvimento da autonomia do aluno nos estudos, de forma que ele aprenda de acordo com o seu ritmo. O material didático é autoinstrutivo e dividido em estágios, fazendo com que a complexidade aumente gradualmente. O método desenvolve a habilidade acadêmica e outras mais, como: autodidatismo, concentração, capacidade de leitura, raciocínio lógico, independência, hábito de estudo, responsabilidade e autoconfiança. O Kumon oferece aulas de matemática, português, inglês e japonês, para crianças de todas as idades.

Postar um comentário

0 Comentários