Header Ads Widget

Doações do IR podem ajudar a transformar vidas em Limoeiro



A partir deste ano, a Receita Federal ampliou o prazo para declarar o Imposto de Renda (IR). Com a mudança, o contribuinte tem até 31 de maio para realizar o envio das informações. Importante lembrar que a declaração é obrigatória para pessoas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022. Mas você sabia que é possível indicar na declaração do IR um percentual a ser destinado para instituições filantrópicas de Limoeiro?

Em muitos casos, por falta de conhecimento, o contribuinte acaba não colaborando, por exemplo, com a melhoria da qualidade de vida de muitas crianças e adolescentes do município. A doação pode ser realizada por meio de Pessoa Jurídica (PJ) ou de Pessoa Física (PF). O repasse é garantido pelo Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). Os procedimentos são simples e feitos no momento do preenchimento da declaração.

Durante o envio da declaração do IR, o contribuinte tem a chance de reduzir os impostos a serem pagos com base nas doações. Ele também tem a possibilidade de doar o saldo que tenha a restituir para projetos sociais. Caso ele não indique a doação, o valor seguirá para União, perdendo assim a oportunidade de ajudar localmente. A doação é uma forma de destinar uma parte do imposto diretamente para uma causa social no lugar de entregar todo o recurso ao Governo Federal.

Em Limoeiro, por meio de doações indicadas na declaração do IR da empresa Duarte e Albuquerque (DUAL), projetos de instituições como o Instituto Padre Luís Cecchin e Obra Social Santa Isabel estão sendo executados em áreas como informática, estruturação de infraestrutura, formação educacional e cultural, entre outros. Os recursos são canalizados pelo Instituto Octaviano e Inacinha Duarte (IOID) até chegarem ao Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O Centro de Criação Galpão das Artes está promovendo um amplo trabalho de divulgação e conscientização para que os contribuintes indiquem no próprio formulário da declaração que desejam doar para o FMDCA. “Dessa forma, você estará ajudando projetos sociais e famílias em situação de vulnerabilidade do nosso município. Procure o seu escritório de contabilidade e direcione os seus impostos”, orienta o diretor do Galpão das Artes, Fábio André.

Há mais de vinte anos atuando nos segmentos cultural, educacional e social, o Galpão das Artes coleciona a execução de diversos projetos sociais, entre eles o Arte Educação, que atualmente atende 25 crianças oriundas de famílias em situação de vulnerabilidade social, com acompanhamento pedagógico, incentivo às artes e formação cidadã.  Além disso, garante o repasse mensal de alimentos e itens de higiene para as famílias desses estudantes.

Doação – Despertou o desejo de doar parte do Imposto de Renda? Para mais informações, o contribuinte deve se dirigir à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, na Avenida Santo Antônio, no Centro (em frente à Caixa Econômica Federal), ou à sede do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA Limoeiro), instalada na Rua da Alegria, 1213, no Centro.

Foto: Patrício Silva - Galpão das Artes

Postar um comentário

0 Comentários