Header Ads Widget

V Encontro Internacional de Reitores do Universia levará mais de 700 líderes universitários para Valência



▪︎ Cerca de 700 reitores e líderes universitários de todo o mundo se juntarão a figuras políticas e empresariais em Valência nos dias 8, 9 e 10 de maio.

▪︎Delegação brasileira, que terá cerca de 100 componentes, deverá ser a maior do encontro.

 
Cerca de 700 reitores e líderes universitários de 14 países, personalidades políticas e empresariais de destaque de todo o mundo se reunirão em Valência nos dias 8, 9 e 10 de maio para o V Encontro Internacional de Reitores da Universia. Com o tema “Universidade e sociedade”, a conferência colocará a cidade espanhola no centro do mapa do ensino superior. As conversas gravitarão entre três eixos principais: “acompanhando a formação ao longo da vida”, “impulsionando o empreendedorismo e a inovação” e “fomentando as redes e a interconexão”.
 
O Brasil terá a maior delegação do evento, com a presença de cerca de 100 reitores e líderes de empresas de educação. Entre os confirmados estão Daniel Castanho, presidente do conselho do grupo Anima Educação; Sandra Regina Goulart Almeida, reitora da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais); Lucia Teixeira, presidenta e reitora da Universidade Santa Cecília; e Carlos André Bulhões, reitor da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que participarão de painéis sobre como tornar os formatos de educação mais flexíveis, promover a formação com competências transversais, fomentar a pesquisa e a transferência de conhecimentos e sore como construir uma rede entre universidades para uma educação mais aberta e inclusiva.
 
O evento será presidido pela Ana Botín, presidente executiva do Santander e do Universia, e foi apresentado nesta quinta (23), em coletiva de imprensa, por Matías Rodríguez Inciarte, presidente do Santander Universidades e organizador do encontro. María Vicenta Mestre, reitora da Universidade de Valência, e Rodríguez Inciarte, presidente do comitê acadêmico do encontro estavam presentes. A coletiva também contou com o prefeito de Valência, Joan Ribó, e a ministra de Inovação, Universidades, Ciência e Sociedade Digital do governo regional de Valência, Josefina Bueno, que também representou a Cidade das Artes e da Ciência, onde ocorrerá o evento. Também estão na lista de convidados Ignacio Cirac, físico espanhol e vencedor do Prêmio Príncipe das Astúrias, Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web, e Larry Summers, economista, reitor e ex-secretário do Tesouro dos EUA.

O V Encontro Internacional de Reitores Universia é parte do apoio que o Santander, firmemente comprometido com o progresso rumo a uma sociedade mais sustentável, inclusiva e equitativa, oferece ao ensino superior há mais de 25 anos. No contexto atual de grandes desafios, como a transformação digital, emergência climática ou desigualdade social, as universidades têm um enorme potencial como catalisador. Por isso, o encontro terá como foco o papel da universidade como força motriz para um desenvolvimento socioeconômico mais sustentável.
 
“Ao longo de três dias, centenas de líderes acadêmicos representando mais de 14 milhões de estudantes de todo o mundo discutirão como melhores universidades ajudarão a sociedade a ir mais longe”, destaca Matías Rodríguez Inciarte, presidente do Santander Universidades. Ele também ressaltou que o encontro representa o compromisso do Santander em ajudar as pessoas e os negócios a prosperar e a criar uma sociedade mais inclusiva, justa e sustentável por meio das universidades. “A sociedade precisa se apoiar em instituições acadêmicas, governos e empresas para superar os desafios globais que enfrenta. Valência proporcionará um espaço de debate e reflexão sobre como as universidades podem ajudar a sociedade a prosperar por meio do ensino e da pesquisa”, conclui o executivo.
 
A reitora da Universitat de València e presidente da Comissão Académica do Encontro Internacional de Reitores, Mavi Mestre, explicou que a dinâmica do Encontro está alinhada a quatro webinars relacionados com os eixos que motivarão os debates. “Durante três dias, Valência será a capital mundial do ensino superior. Nosso objetivo é chegar a um compromisso em convergência com todas as universidades por meio de um manifesto chamado ‘Declaração de Valência’, em que todas as universidades se comprometem a avançar na relação entre a universidade e a sociedade, aspirando alcançar níveis mais elevados de bem-estar”, afirma.
 
Joan Ribó, prefeito de Valência, afirmou que a cidade está aberta ao conhecimento e preparada para receber um evento deste porte. “A cidade conta com uma identidade própria e história partilhada, e com uma projeção internacional onde as universidades públicas desempenham um papel fundamental”. Ribó destacou que as duas universidades públicas valencianas estão integradas nas principais redes de excelência internacional tanto no ensino como na investigação, além de estarem “na vanguarda da investigação, inovação e geração de conhecimento na cidade”.

A Câmara Municipal de Valência assinou recentemente dois acordos para vincular as universidades à Estratégia Urbana Valência 2030 para alcançar a neutralidade climática. “Para nós, a relação entre a cidade e a universidade é fundamental”, disse Joan Ribó, que deu ênfase a vocação do governo municipal de “andar de mãos dadas com a universidade para incorporar o melhor conhecimento, a melhor ciência e a pesquisa de ponta em todas as áreas das políticas urbanas".
 
O evento culminará com a publicação da “Declaração de Valência”, que definirá várias linhas de ação para que as universidades apresentem propostas de valor que contribuam para um desenvolvimento social e econômico mais sustentável através da formação, pesquisa e inovação.
 
O V Encontro Internacional de Reitores do Universia dá sequência aos encontros anteriores em Salamanca, Espanha (2018), Rio de Janeiro, Brasil (2014), Guadalajara, México (2010) e Sevilha, Espanha (2005) e é organizado pelo Santander, que já destinou mais 2,2 bilhões de euros e já apoiou mais de 1 milhão de estudantes, profissionais e empreendedores.
 
O Santander Brasil (SANB11) iniciou suas atividades no Brasil em 1982 e, entre fusões e aquisições de mais de 70 bancos, criou estruturas competitivas de atacado e varejo. É parte do Grupo Santander, um dos maiores bancos do mundo em valor de mercado, com presença relevante em 10 países-chave da Europa e da América. Única instituição financeira internacional com forte presença no varejo bancário, conta com 51 mil funcionários, cerca de três mil agências e Postos de Atendimento Bancários (PABs), mais de 35 mil terminais de autoatendimento, além de escritórios regionais para atender a 31,5 milhões de clientes ativos. Eleito uma das empresas mais sustentáveis em 2022 pelo Guia Exame Melhores do ESG, o Banco busca promover, cada vez mais, negócios inclusivos e ambientalmente responsáveis. Mais informações: www.santander.com.br.
 
Sobre a Universia
A Universia, empresa de educação do grupo Santander e maior rede de colaboração universitária do mundo. Com a missão de promover a inclusão e o acesso ao primeiro emprego a jovens de todas as origens, gêneros, etnias e formações, a empresa conta atualmente com 800 instituições de Ensino Superior conveniadas em mais de 20 países e oferece conteúdos, cursos e programas de orientação acadêmica e profissional. Desde 2018 organiza o Preparadão Universia, maior festival de educação do país, que trouxe para o Brasil o recorde da maior aula de biologia do mundo. Durante seus 20 anos de atuação no País, mais do que apoiar a educação, o emprego e o empreendedorismo, a Universia Brasil impulsiona histórias e transforma futuros, fomentando a capacitação e empregabilidade como ferramentas para a inclusão do jovem na sociedade pelo primeiro emprego.

Postar um comentário

0 Comentários