Header Ads Widget

Úlcera venosa pode comprometer qualidade de vida da pessoa afetada pela doença

.


Tipo de lesão que atinge membros inferiores normalmente decorre de problemas na circulação sanguínea, como explica enfermeira sênior Gabriella Souza – com atendimento na unidade Caruaru da Clínica Cicatriza

A úlcera venosa, ou varicosa, é um tipo de lesão que atinge os membros inferiores e normalmente decorre de problemas na circulação sanguínea. Assim, há deficiência no retorno venoso (o sangue acumulado nos membros inferiores não volta ao coração), aumentando a pressão interna das veias, que ficam mais propícias ao rompimento e, por vezes, um traumatismo leve pode provocar uma ferida complexa de difícil cicatrização. 

A enfermeira sênior Gabriella Souza – com atendimento na unidade Caruaru da Clínica Cicatriza – explica que, quando o congestionamento sanguíneo acontece, uma pressão se forma e leva sangue e outros líquidos do sistema vascular para o tecido. “Assim, esse fica impossibilitado de receber oxigênio e nutrientes. A partir daí, começam a surgir a mudança de coloração da pele (que fica mais escura), inchaços, dores e cansaço nas pernas. A fragilidade que se forma deixa os membros inferiores suscetíveis a feridas e, por menores que elas sejam, as úlceras venosas podem aparecer”. 

Fatores de risco e diagnóstico– Entre os fatores de risco para a Insuficiência Venosa Crônica (IVC), a profissional cita ser do sexo feminino, sobrepeso, sedentarismo, atividades que exigem muitas horas seguidas em pé, trombose venosa profunda e outros. A enfermeira diz que a realização de ultrassonografia com doppler venoso – exame simples, rápido e que não causa dor ao paciente – é um diferencial no diagnóstico precoce da doença venosa. 

Tratamento– Ao observar a mudança de coloração da pele (para roxo ou amarronzado) nos membros inferiores, é preciso buscar ajuda profissional, o quanto antes, para evitar a formação das úlceras, como alerta a profissional. No entanto, uma vez formadas, vale buscar tratamento o mais rápido possível, pois as feridas com menos tempo de evolução tendem a cicatrizar mais rápido. 

Gabriella Souza acrescenta que o tratamento deve se resumir à seguinte tríade: medicamentos e curativos receitados por profissionais capacitados da área de Saúde; hábitos saudáveis de vida; e medidas e exames preventivos. “Dessa forma, certamente se consegue domar a doença e manter a qualidade de vida em alta, mesmo passando pelos percalços causados pelas incômodas feridas nas pernas. Mudanças no estilo de vida são indicadas para retardar o aparecimento das varizes causadoras das úlceras. Por isso a importância da realização de exercícios físicos diários, a exemplo da caminhada, bem como da manutenção de uma alimentação equilibrada”. 

Cicatriza– Clínica especializada no tratamento de ferimentos de difícil cicatrização e enfermidades do aparelho circulatório, com unidades em Caruaru (PE), Campina Grande (PB) e João Pessoa (PB). Para mais informações, basta acessar o site www.cicatriza.com.

Postar um comentário

0 Comentários