Header Ads Widget

Galpão das Artes retoma atividades do Projeto Arte Educação



Educação e Integração. As duas palavras estão em destaque no vocabulário do Programa Arte Educação, coordenado pelo Centro de Criação Galpão das Artes, em Limoeiro. As atividades para o ano letivo foram retomadas neste sábado (4), com a recepção das 25 crianças atendidas pela entidade. Após a acolhida, o público-alvo assistiu ao clássico da literatura infanto-juvenil brasileira: Pluft, o fantasminha, de autoria da dramaturga Maria Clara Machados.

“O filme emocionou e trouxe para o debate na roda de diálogo questões relacionadas a amizade e o medo”, destacou o diretor do Galpão das Artes, Fábio André. Ele detalhou que, este ano, o programa completa 11 anos de prestação de serviço com novidades a serem implantadas. “Temos o propósito de modificar a realidade de crianças que apresentam problemas de aprendizagem, além de incentivar a leitura, a produção textual, a interpretação e a confecção de brinquedos populares”, reforça.

As crianças atendidas pelo Arte Educação são estudantes da rede municipal, oriundas de famílias de baixa renda e com idades entre 8 e 12 anos. O programa conta com o apoio da Prefeitura de Limoeiro, do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA Limoeiro), da empresa Duarte e Albuquerque (DUAL) e do Instituto Octaviano e Inácia Duarte (IOID). Também há ações e projetos pontuais que contam com a parceria do comércio local.

O foco também está relacionado ao direito de brincar, permitindo a criançada confeccionar o próprio brinquedo. "Aqui elas encontram o espaço que não possuem em suas comunidades. A vivência apresenta como metodologia oficinas de linguagens do teatro, desenho, pintura, cinema e confecção de brinquedos populares, como barangandão, peteca e rói-rói. Também orientamos sobre temas como sexualidade, violência e drogas", ressalta o diretor do espaço.

Postar um comentário

0 Comentários