Header Ads Widget

A pimenta pode causar anafilaxia



Em pessoa com asma, as especiarias também podem causar broncoespasmo e desencadear uma crise de aguda

A anafilaxia é uma reação alérgica grave, que ocorre rapidamente envolvendo vários órgãos ao mesmo tempo, tendo como causas alimentos, medicamentos, ferroadas de insetos, como vespa, abelha, marimbondo e formiga de fogo. Nos adultos, a anafilaxia é mais rara quando comparado com as crianças, que têm o dobro de frequência de reações alérgicas alimentares que os adultos. A Dra. Albertina Varandas Capelo, Coordenadora do Departamento Científico de Anafilaxia da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), conta que as causas de anafilaxia nos adultos ocorrem mais por crustáceos como camarão, siri, lagosta e caranguejo.


“Quando falamos de especiarias, como a pimenta, as reações variam de irritativas, intolerância e até verdadeiras alergias, já que a maioria das reações são intolerância, sendo as reações verdadeiramente alérgicas mediadas por anticorpos da classe IgE, consideradas muito raras”, explica a especialista da ASBAI.


Ela ressalta que é muito importante diferenciar, uma vez que essas reações verdadeiramente alérgicas mediadas por anticorpos podem desencadear anafilaxia, enquanto uma reação não alérgica é autolimitada, podendo melhorar sem tratamento. No caso das especiarias, como a pimenta, podem desencadear sintomas cutâneos, gastrointestinais e respiratórios. Coceira no corpo, urticas, placas vermelhas, coceira na boca, dor abdominal, diarreia, náuseas, espirros, coriza, tosse e chiado no peito.


“No paciente que tem asma, as especiarias também podem causar broncoespasmo, ou seja, desencadear uma crise de asma aguda. Precisamos lembrar que os produtos comercializados em caixas, pacotes, como as conservas, podem conter outros ingredientes como gergelim (proteína alimentar) que pode causar alergia em paciente sensibilizado, além de sulfitos, entre outros, estes considerados conservantes e que também podem desencadear reações semelhantes aos processos alérgicos, comenta Dra. Albertina.


A contaminação com utensílios, o uso de produtos cosméticos, contendo proteínas alergênicas alimentares, aspiração do alimento, seja durante o cozimento ou os antígenos alimentares que ficam suspensas no ar podem desencadear também reações anafiláticas no paciente suscetível.

 

Sobre a ASBAI

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1972. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cuja missão é promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.


Serviço

Site: www.asbai.org.br

Spotify: https://bit.ly/ASBAI_Podcast

Instagram: https://bit.ly/ASBAI_Instagram

Facebook: https://www.facebook.com/asbai.alergia/

Twitter: https://twitter.com/ASBAI_alergia

YouTube: http://www.youtube.com/c/ASBAIAlergia


Postar um comentário

0 Comentários