Header Ads Widget

Especialista alerta sobre os cuidados com as crianças durante as festas de carnaval para evitar acidentes e alergias




Carnaval também é festa para criança que aproveita a ocasião para brincar nos blocos de rua, se fantasiar dos seus personagens favoritos ou viajar. Durante este período de folia, é importante que os adultos dediquem sua atenção aos mini foliões com cuidados que envolvem ações básicas, mas relevantes para evitar preocupações e acidentes, garantindo a segurança dos pequenos. Problemas como desidratação, insolação e alergias são bem comuns entre o público infantil durante as festas de carnaval. O pediatra Maiton Fredson, da Hapvida NotreDame Intermédica, aponta algumas precauções para garantir que a folia não tenha contratempos e as crianças possam curtir a festa com saúde e segurança.

O especialista destaca que os cuidados precisam ser tomados desde a preparação para curtir a festa com a escolha dos itens que irão compor a maquiagem das crianças. “É importante utilizar somente maquiagens e spray de cabelo específicos para crianças encontrados em lojas de cosméticos. Esses produtos costumam ser menos alergênicos e com uma remoção mais fácil a partir do uso de água. Também é necessário evitar que as crianças inalem pó de glitter e de se maquiarem sozinhas, pois a inalação do produto pode causar uma irritação das vias aéreas, principalmente em crianças asmáticas. Crianças que têm dermatite atópica precisam tomar cuidados redobrados, já que os corantes que são colocados nos produtos podem desencadear crises alérgicas", explica o pediatra Maiton Fredson.

Quem vai viajar com crianças para praias lotadas ou brincar em blocos com aglomerações também precisará reforçar as precauções. “Locais com aglomerações oferecem um maior risco para a criança se perder. Caso vá levar a criança para ambientes como esses, é interessante colocar uma pulseira no braço da criança com um telefone para contato. Na hora que estiver no local, também deve indicar para a criança qual o ponto de encontro ou onde ficam os bombeiros porque, em casos de ela se perder, poderá ir até o local pedir ajuda. Reforço ainda os cuidados em ambientes com piscinas. Quando for cuidar das crianças o padrão é 1 para 1, um adulto para cada criança. Quando acontece de mais de uma pessoa estar cuidando de uma criança, podem ocorrer distrações na expectativa que o outro está atento e, assim, acaba ocorrendo mais acidentes”, aponta o especialista.

Durante as viagens, o especialista ressalta que também é importante manter os cuidados com a alimentação. “É comum mudar o padrão da rotina alimentar. Então, os pais precisam ficar atentos porque, quanto menor a criança, o ideal é que se mantenha a alimentação com alimentos saudáveis, sempre levando frutas como opções de lanche, além de evitar excesso de doces. Outra questão fundamental é a hidratação. Na empolgação, é normal que os pequenos esqueçam de beber água, seja em viagens ou curtindo a folia do carnaval. Então, é importante que os pais fiquem atentos, fazendo a oferta de água sempre que possível, para evitar desidratação”, enfatiza. 

Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica

A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica em fevereiro de 2022 levou a criação do maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. A nova empresa, com mais de 71 mil colaboradores, atende cerca de 15,9 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, que têm a sua disposição a maior rede própria de atendimento, presente nas cinco regiões do País. Nossa rede própria de atendimento foi construída a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde através de mais de 7 mil leitos de atendimento hospitalar em 87 hospitais, 76 Prontos Atendimentos, 329 clínicas médicas e 275 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Postar um comentário

0 Comentários