Header Ads Widget

Dia da Internet Segura: dicas para o acesso digital sem excessos



É possível permitir a inclusão digital com segurança

Desde muito pequenas, as crianças do século XXI já convivem com o mundo digital, seja por meio do celular, tablets ou telas de computadores e as habilidades para manusear os equipamentos impressionam. Os especialistas alertam que mesmo com habilidade “técnica” as crianças ainda são ingênuas e portanto é necessário que os pais garantam um ambiente seguro durante o uso de aplicativos, jogos e ferramentas online.


“Como o mundo é cada vez mais digital e conectado, proibir a utilização de eletrônicos conectados à internet não é a solução. As crianças precisam aprender a viver na sociedade em que estão inseridas e o uso adequado da internet é positivo porque ajuda no desenvolvimento intelectual e social . O importante é permitir que elas transitem por esses espaços com segurança”, diz Thaiza Montine, professora do Ensino Fundamental do Colégio Marista de Goiânia e especialista em novas tecnologias.

 
O Dia da Internet Segura, também conhecido como projeto Safer Internet Day, é celebrado todo dia 7 de fevereiro em mais de 150 países em todo o mundo, com o tema “Juntos por uma internet melhor”. Confira abaixo 8 dicas elaboradas pela especialista em novas tecnologias do Marista de Goiânia para que os pais possam fazer da internet um lugar seguro e de aprendizado para os pequenos:


1- Faça troca frequente das senhas - Tanto do acesso à rede de internet em casa como das senhas dos programas, aplicativos e sites que a criança utiliza.

2- Bloqueie conteúdos específicos - Os pais podem utilizar ferramentas do sistema operacional ou ainda alguns aplicativos que impedem que a criança acesse determinados conteúdos impróprios para a idade.

3- Crie um perfil específico para as crianças em aplicativos e jogos - Assim é possível controlar o acesso aos conteúdos próprios para a idade.

4- Ative a busca segura - Ela limita o tipo de conteúdo apresentado nos resultados de pesquisa.

5- Utilize antivírus - Pois é mais uma opção para garantir o uso seguro das ferramentas digitais.

6- Observe a criança - Os pais devem acompanhar os filhos durante o uso das ferramentas digitais online para garantir sua segurança. No caso das crianças maiores, acompanhe o que ela posta na internet, o que comenta e quem são seus seguidores.

7- Navegue junto - Pesquisar conteúdos, jogar ou ainda utilizar aplicativos conjuntamente, pode ser uma boa opção de interação segura.

8- Explique os riscos - Mostre que pode ser perigoso conversar com estranhos no mundo virtual, assim como aceitar convites de pessoas desconhecidas

Postar um comentário

0 Comentários