Header Ads Widget

Quem tem bruxismo pode fazer implante dentário?


Caracterizado por uma atividade involuntária dos músculos mastigatórios, o bruxismo afeta 30% da população mundial e 40% dos brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). As causas da patologia ainda são desconhecidas, mas podem estar relacionadas, principalmente, ao estresse, ansiedade e fatores hereditários.

O transtorno pode provocar dores de cabeça, incômodos e ruídos no ouvido, além de desgaste e amolecimento dental e, em casos mais críticos, problemas nas gengivas, nos ossos e na articulação da mandíbula (ATM).

Em tempo: nos pacientes com bruxismo, os dentes sofrem uma sobrecarga que pode ocasionar fraturas, desgastes e fissuras. E, quando ocorre a perda dentária, o implante dentário é uma solução. 

“Pacientes com bruxismo podem fazer implantes, porém é preciso ter alguns cuidados especiais para evitar problemas nas próteses e implantes”, diz o Dr. Felipe Borba, mestre em Implantodontia e Consultor Científico da S.I.N. Implant System. “Isso porque o bruxismo pode causar danos como fraturas no implante, afrouxamentos no parafuso da prótese e, em casos mais graves, até mesmo a perda do implante”, completa.

Segundo o Dr. Borba, o dentista atua no sentido de evitar sobrecargas sobre o implante. “O uso de placa miorrelaxante é recomendado. É possível também fazer recorrer à laserterapia, ajustes oclusais e botox, como tratamentos alternativos”, diz o especialista. “O tratamento na maioria das vezes é multidisciplinar, sendo que em muitos casos o acompanhamento com psicólogo é necessário, além de mudanças no estilo de vida, para diminuição do estresse e ansiedade”, conclui.

Além disso, implantes com carga imediata (aqueles onde a colocação do dente sobre o implante é feita imediatamente após a cirurgia) não são recomendados para pacientes com bruxismo. Isso porque a pressão extra causada pelo ranger dos dentes é  altamente prejudicial em implantes que ainda não estão totalmente osseointegrados. 

Por fim, o Dr. Felipe ressalta que é fundamental que o paciente visite regularmente o Dentista, idealmente a cada seis meses, ou conforme a recomendação do profissional..

Sobre a S.I.N. Implant System: referência mundial em produtos para implantes dentários, a S.I.N Implant System tem DNA brasileiro e está no mercado desde 2003. Hoje, seu parque fabril de última geração entrega mais de 5 milhões de produtos acabados todos os anos, com presença em 22 países. Com uma trajetória de conquistas apoiada nos princípios da simplicidade, inovação e nanotecnologia, a S.I.N. Implant System oferece as melhores linhas de implantes dentários do mundo, além de componentes protéticos. A empresa tem como visão oferecer o que há de melhor e mais seguro na área de implantodontia, utilizando, para isso, tecnologia de ponta e equipamentos de última geração, que passam por rigoroso controle de processos.

A excelência em qualidade de seus produtos é garantida e comprovada por meio de certificações nacionais e internacionais. O sonho de restaurar sorrisos, iniciado com a Sra. Neide e o Dr. Ariel Lenharo continua vivo. Em tempo: Ariel Lenharo foi o primeiro doutor em implantodontia do Estado de São Paulo, tendo também realizado sua pós-graduação nos Estados Unidos, no Pankey Institute. A Sra. Neide e o Dr. Lenharo estiveram à frente da companhia até 2009, quando o controle acionário da S.I.N passou para o fundo de investimentos Southern Cross Group, equity firm líder e mais antigo dedicado ao mercado latino-americano, com mais de U$ 2,8 bilhões investidos em 38 empresas em todo o continente. Mais informações em www.sinimplantsystem.com.br.


*Foto: Internet

Postar um comentário

0 Comentários