Header Ads Widget

Psicólogo explica como identificar e ajudar pessoas com crise de ansiedade, como ocorrido com participante do BBB 23



Exposição midiática é um fator gatilhador para diversas situações de crises de ansiedade, principalmente em pessoas que necessitam de uma exposição a todo momento


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Situações da vida cotidiana, necessidades econômicas e sociais podem levar a desencadear quadros de ansiedade. Inclusive, seguir o que é imposto pela sociedade, cobranças excessivas, dia a dia corrido, dificuldade de desacelerar, também são causas.

Recentemente, um participante do Big Brother Brasil teve uma crise de ansiedade e foi ajudado por outro jogador. De acordo com o professor do curso de Psicologia do Centro Universitário dos Guararapes (UniFG), Aluísio Soares, é possível perceber quando os sintomas desencadeiam em uma crise. “Se estabelece com diversos tipos de alterações, desde psicológicas, como pensamentos acelerados, repetitivos, obsessivos, angústias de diversas ordens e até mesmo sintomas físicos, que são compreendidos como somatizações, onde o nosso corpo expressa com sintomas, angústias psicológicas. Sudorese, dores abdominais, dores de cabeça e tremores, são alguns destes sinais físicos expressados”, ensina.

Ainda de acordo com Aluísio, a exposição midiática é um fator gatilhador para diversas situações de crises de ansiedade, principalmente em sujeitos que necessitam de uma exposição a todo momento, como influenciadores, YouTuber e até mesmo pessoas que consomem estes tipos de conteúdos. “O BBB é um antro de sensações e sentimentos mistos, onde a superexposição mexe com os indivíduos a todo momento. Crises de pânico, como as vivenciadas pelo participante conhecido como “Cara de Cavalo”, vem sendo muito recorrentes, principalmente com a possibilidade das pessoas se depararem com a crítica externa e a cultura do cancelamento, onde reputações são criticadas e a vida íntima das pessoas são expostas. No caso do participante, a perda de um ente querido foi o gatilho para a percepção da necessidade de cuidados em saúde mental”, comenta.

Para melhorar quadros de crises ansiosas, existem algumas ferramentas que podem ajudar, como o autoconhecimento desenvolvido na psicoterapia, como também limites e potencialidades. Além disso, ao perceber que não consegue lidar como antes com as situações que geram ansiedade, o indicado é procurar a ajuda de um profissional. “Não espere muito, busque logo ajuda, para que a situação não se agrave e você consiga encontrar estratégias para lidar melhor com isto. Existe sim possibilidade de melhora efetiva nas crises e um estilo de vida equilibrado, com exercícios físicos, atividades prazerosas e organizações cotidianas, podem contribuir e muito para uma vida melhor”, finaliza.

Postar um comentário

0 Comentários