Header Ads Widget

MDHC cria GT contra discurso de ódio



O anúncio ocorre no Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, que rememora o genocídio praticado pelos nazistas durante a segunda guerra mundial.

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania anunciou, nesta sexta-feira (27), a criação de um Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para combater o discurso de ódio, os extremismos políticos e para formular estratégias em prol da educação e dos direitos humanos. O anúncio ocorre no Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, que rememora o genocídio praticado pelos nazistas durante a segunda guerra mundial. Este crime contra a humanidade vitimou milhões de membros da comunidade judaica, tendo atingido ainda mulheres, ciganos, crianças, pessoas com deficiência e homossexuais.

Na visão do titular do MDHC, Silvio Almeida, a data é fundamental para pensar nas violências que ainda se perpetuam no mundo atual. Para o gestor, o holocausto foi uma consequência de uma série de violências históricas. Ou seja, há um nexo entre escravidão, racismo e antissemitismo. A iniciativa nasce da compreensão do ministro de que as contemporâneas manifestações de intolerância e disseminação de ódio fazem parte da mesma estrutura de violações de direito que motivaram regimes que não se interessaram, ao longo do tempo, em respeitar a democracia.

Por estas razões, o MDHC indica que as notícias falsas e os pânicos morais propagados pela gestão anterior não se encerram na narrativa em si, pois incentiva violações dos direitos humanos realizadas até os dias atuais. A medida contará com a participação dos ministérios da Igualdade Racial, da Justiça e Segurança Pública, da Educação e dos Povos Indígenas. Objetivo é construir relatório que oriente ações que emancipem a educação dentro da perspectiva dos direitos humanos.

O anúncio, portanto, aponta para uma mudança na orientação de políticas para as instituições públicas brasileiras com base no conhecimento da memória e reorientação para um futuro livre das violências históricas que ainda fazem parte do mundo atual. A portaria que cria o GTI sairá no Diário Oficial da União dos próximos dias.

Assista ao vídeo com o ministro Silvio Almeida


Postar um comentário

0 Comentários