Header Ads Widget

Janeiro Branco: Psicólogo alerta para a importância do acompanhamento terapêutico nos cuidados com a saúde mental



A campanha Janeiro Branco alerta para os cuidados com a saúde mental e chama a atenção da sociedade para as questões emocionais e psicológicas que precisam receber atenção durante todo o ano. A escolha do mês para o movimento está ligada à introspecção que a chegada de um novo ano sempre traz, em que as pessoas, simbolicamente, estão mais propensas a pensarem em suas vidas e focadas nas resoluções e metas para o ano que se iniciou, o que pode gerar frustrações e ansiedade, caso não administrem bem suas emoções. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que, no Brasil, cerca de 12 milhões de pessoas sofrem de depressão e mais de 18 milhões de pessoas têm ansiedade. Esse panorama alerta para a necessidade de debater o tema.

“A conscientização é necessária, tendo em vista que os cuidados com a saúde mental ainda são alvo de preconceito e a busca por ajuda profissional, para alguns, representa sinal de fraqueza, ao mesmo tempo em que temos vivido um momento em que as pessoas estão adoecidas mentalmente. Eventos traumáticos podem desencadear uma reação neuroquímica que, no dia a dia, vai crescendo e se transformando em uma tristeza profunda e melancolia. Isso se torna um movimento patológico quando impede a pessoa de realizar as atividades laborais, e é neste momento que se deve buscar ajuda com um psicólogo”, explica o neuropsicólogo Carol Costa, do Hapvida NotreDame Intermédica.

Para além da busca por ajuda profissional, o psicólogo também enfatiza a importância da realização de outras atividades que ajudam a preservar a saúde mental. “A melhor forma de prevenir as doenças mentais é falar sobre o tema e é para isso que o Janeiro Branco serve. Cuidar da saúde mental é autoconhecimento, é evitar doenças e criar estratégias de como lidar com as diversas situações da vida. É importante que qualquer pessoa busque um acompanhamento terapêutico para aprender a se autoconhecer. Isso ajuda a viver melhor. Além disso, deve-se buscar praticar esportes com frequência, manter uma rotina que inclua atividades prazerosas e ter um estilo de vida saudável. Isso não vai impedir que as fases ruins da vida aconteçam, mas vai ajudar a lidar melhor com elas, afinal, saúde mental é saber lidar bem com as adversidades”, enfatiza o neuropsicólogo Carol Costa. 

Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica

A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica em fevereiro de 2022 levou a criação do maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. A nova empresa, com mais de 65 mil colaboradores, atende cerca de 15,9 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, que têm a sua disposição a maior rede própria de atendimento, presente nas cinco regiões do País. Nossa rede própria de atendimento foi construída a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde através de mais de 7 mil leitos de atendimento hospitalar em 87 hospitais, 76 Prontos Atendimentos, 321 clínicas médicas e 261 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Postar um comentário

0 Comentários