Header Ads Widget

Pernambuco é líder em inovação no Nordeste



Quando o assunto é inovação, Pernambuco é o primeiro lugar no Nordeste e o 2º em Competitividade Global do Brasil. É o que aponta o Índice FIEC de Inovação dos Estados 2022 - desenvolvido pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) -, e que mapeia todo o território nacional. No ranking geral, em relação ao levantamento passado, o Estado subiu duas posições, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal.

 

O Índice mensura aspectos multidimensionais do processo de inovação e promove um verdadeiro raio-x de como cada Estado brasileiro se posiciona em diferentes aspectos do processo inovador, com o objetivo de identificar lacunas e direcionar políticas para a melhoria e desenvolvimento dos diferentes aspectos do ecossistema de inovação no Brasil. Para elaborar o ranking, o estudo avalia uma série de indicadores e aspectos do ecossistema de inovação no Brasil em cada um dos 26 Estados e o Distrito Federal. São analisados pontos como investimentos públicos em ciência e tecnologia, infraestrutura, produção científica e empreendedorismo.

 

O Índice está dividido em duas áreas – Capacidades e Resultados – e cada uma delas avalia tanto o ecossistema de inovação quanto a inovação em si. De acordo com o levantamento, Pernambuco ocupa o primeiro lugar na Região Nordeste e o 8º lugar geral entre os Estados da Federação - subindo duas posições em relação ao levantamento passado -, ficando na 10ª posição em Capacidades (12º na anterior) e assumindo a 8ª posição em Resultados - com destaque para o 2º lugar em Competitividade Global, 7º em Inserção de Mestres e Doutores e o 8º lugar em Capital Humano (pós-graduação). “Estamos orgulhosos de, mesmo durante um período de crise econômica e sanitária, seguir sendo um dos Estados mais atrativos para novos negócios inovadores. Isso significa que conseguimos firmar as bases para criar mais desenvolvimento e oportunidade em Pernambuco”, comemorou o governador Paulo Câmara.

 

Segundo o estudo, um melhor posicionamento em Resultados do que em Capacidades indica um melhor aproveitamento das potencialidades do Estado para maior efetividade de inovação. "Este resultado reflete o esforço do governador Paulo Câmara, que nos últimos anos, vem fazendo grandes investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação, em todas as Regiões de Desenvolvimento do Estado", comemora o secretário de CT&I, Fernando Jucá.

 

O conjunto de indicadores que formam o Índice representam os aspectos e as capacidades essenciais para o desenvolvimento dos Estados brasileiros, de modo que, quando postos em conjunto, constroem a base para o crescimento da competitividade e da produtividade estadual. O Índice de Capacidades mede quatro aspectos: Capital Humano, Infraestrutura de Telecomunicações, Investimento Público em Ciência e Tecnologia e a Inserção de Mestres e Doutores na Indústria. Já o Índice de Resultados é formado por quatro indicadores: Propriedade Intelectual, Produção Científica, Competitividade Global em Setores Tecnológicos e Intensidade Tecnológica da Estrutura Produtiva.

 

 

CONFIRA O RANKING DO ÍNDICE DE INOVAÇÃO:

 

São Paulo 0,859

Rio de Janeiro 0,469

Rio Grande do Sul 0,451

Santa Catarina 0,438

Paraná 0,395

Minas Gerais 0,354

Distrito Federal 0,283

Pernambuco 0,255

Espírito Santo 0,254

Amazonas 0,253

Ceará 0,228

Bahia 0,210

Goiás 0,204

Rio Grande do Norte 0,191

Sergipe 0,191

Paraíba 0,175

Mato Grosso do Sul 0,165

Mato Grosso 0,153

Rondônia 0,150

Pará 0,138

Roraima 0,119

Maranhão 0,119

Acre 0,112

Alagoas 0,104

Piauí 0,104

Amapá 0,089

Tocantins 0,068


Postar um comentário

0 Comentários