Header Ads Widget

Jovens ciganos terão curso sobre introdução ao mundo dos negócios


A iniciativa integra o projeto “Juventude Cigana, empreendedores da sua própria jornada” 

Com o objetivo de desenvolver e despertar habilidades empreendedoras e conhecimentos essenciais para o mercado de trabalho e as diferentes oportunidades e possibilidades no empreendedorismo para jovens e lideranças da população cigana, estão abertas as inscrições para o curso “Introdução ao Mundo dos Negócios”. A formação é gratuita e acontece na próxima quinta-feira (15), das 13h às 18h. 

Faça sua inscrição

A iniciativa integra o projeto “Juventude Cigana, empreendedores da sua própria jornada”, uma parceria do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), com execução da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) e da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), com a Junior Achievement Brasil para disponibilizar capacitação nas áreas de empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho para jovens ciganos com idade entre 15 e 29 anos.

“As políticas públicas trabalham pela evolução e pelo fortalecimento do protagonismo dos jovens. Essa oportunidade, inserida no contexto dos povos ciganos abrange não somente o jovem em si, mas toda a comunidade da qual ele faz parte. A valorização da cultura pelo empreendedorismo se torna uma das mais potentes formas de dar visibilidade para essa população”, pontuou o titular da SNPIR, Paulo Roberto.

O curso passa por várias etapas de um negócio: estudo dos custos, RH e administração de funcionários, produção e os conceitos de produtividade e sustentabilidade; estratégias de publicidade e propaganda; fechamento e estratégias de marketing e vendas.

O público-alvo do programa são jovens e lideranças ciganas do Brasil que possuem a vontade de aprender sobre empreendedorismo, desenvolver habilidades socioemocionais e, principalmente, o desejo de replicar os conteúdos para sua comunidade, seja para jovens ou para adultos.

A ação é resultado do Acordo de Cooperação nº 01/2022 assinado em setembro de 2022 e beneficiará jovens de povoações ciganas de todo o território nacional, de acordo com o interesse da comunidade e da disponibilidade da organização parceira. 

Segundo a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) de 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 301 municípios localizados em 21 estados contavam com a presença de acampamento ou rancho cigano. As unidades federativas com maior concentração de acampamentos ciganos são Minas Gerais (70), Goiás (32) e Bahia (30).

Leia também: 

Projeto inédito incentiva empreendedorismo entre jovens de comunidades ciganas

Para dúvidas e mais informações:

juventude@mdh.gov.br

gab.snpir@mdh.gov.br

Foto: Banco de Imagens/Internet

Postar um comentário

0 Comentários