Header Ads Widget

Estudantes apresentam projetos sociais para o Pilar

 

Grupo de 30 jovens participou de projeto do Porto Digital e desenvolveu soluções que incentivam formação de jovens e idosos e o fortalecimento da economia local

Desenvolver a comunidade do Pilar, no Recife, impulsionando negócios e capacitando pessoas, é a tônica das soluções pensadas e propostas por 30 estudantes da capital pernambucana. Eles integram a segunda turma do “Juventude Code: clube de programação para jovens em situação de vulnerabilidade social”. O objetivo da iniciativa, idealizada e executada pelo Porto Digital e apoiada pelo Instituto MRV, por meio do programa Educar para Transformar, é ampliar as competências de estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Porto Digital, naquela localidade, e lançar ao mercado ideias prototipadas que possibilitem melhoria na vida dos moradores. Nesta turma, divididos em três grupos, estudantes apresentaram propostas voltadas para formação profissionalizante e alfabetização de jovens e idosos e a criação de uma rádio comunitária para a divulgação dos serviços e comércios informais da região.

“O Juventude Code é uma proposta do Porto Digital para integrar estudantes da ETE Porto Digital, que é uma escola pública de referência, com o próprio parque tecnológico e com a comunidade do Pilar, que fica aqui no coração do Bairro do Recife. O impacto que essa ação pode ter é não só com a apresentação de soluções que podem ajudar os moradores da região, mas também apontar uma possibilidade de carreira na área de tecnologia para esses jovens”, indica o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

Com a conclusão desta turma, que já é a segunda, o projeto contabiliza a formação de 60 jovens. Durante seis meses, cada grupo participa de imersões no Pilar para entender problemas da comunidade e são estimulados a pensar em soluções sob a ótica da programação. Ao final de cada semestre, eles apresentam os projetos finalizados e aptos para serem para o mercado.

"É maravilhoso ver o empenho desses jovens para mudar o local onde moram. O objetivo do Educar para Transformar é exatamente esse, promover as transformações por meio da educação e potencializar as iniciativas dos nossos realizadores do futuro Brasil à fora. E, em Recife, o Porto Digital tem sido uma grande parceira para nos ajudar nesta missão. Essa ação em conjunto nos permite levar metodologia ativa para dentro das escolas, auxiliando o processo de ensino e aprendizagem de todos os envolvidos, sejam professores, estudantes e/ou comunidade em geral", afirma Blenda Alves, coordenadora do Instituto MRV, braço social da MRV&Co.

Sobre o Porto Digital

O Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, eleito, por três vezes, o melhor parque tecnológico do País pela Associação Nacional de Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Instalado na área central do Recife, o polo abriga mais de 350 empresas, com quase 15 mil profissionais e empreendedores e faturamento anual de cerca de R$ 3,67 bilhões em 2021 com foco em produção de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa.

 Sobre o Instituto MRV

O Instituto MRV acredita que os primeiros passos para trilhar um futuro com mais oportunidades estão diretamente ligados ao poder transformador da educação. Por isso, desde 2014, o braço social da MRV&CO desenvolve e apoia importantes programas e projetos, que têm como essência oferecer possibilidades ainda maiores na área da educação. Com 1% do lucro líquido da companhia destinado para essas ações, já foi possível proporcionar oportunidades de um futuro melhor para mais de 1,1 milhão de pessoas em sete anos. Saiba mais em institutomrv.com.br

Postar um comentário

0 Comentários