Header Ads Widget

Espaço 4.0 da ETE Cícero Dias, em Boa Viagem, ganha árvore tecnológica



A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI) e a Secretaria de Educação e Esportes (SEE) entregaram, ontem (22), na ETE Cícero Dias, no Recife, a instalação de uma IoTree – o equipamento fica dentro das instalações do Espaço 4.0 da unidade escolar, em Boa Viagem. “É mais um avanço para facilitar a aprendizagem dos estudantes sobre energias renováveis e IoT”, assegura Hugo Medeiros, diretor de Estratégias e Ambientes Legal para Inovação da Secti.

A IoTree acumula energia a partir de painéis fotovoltaicos, que alimentam um repetidor, leds coloridos (pétalas), carregadores usb e sensores. Através de um painel, os estudantes podem monitorar remotamente os sensores da árvore e controlar aspectos como cor das pétalas, se elas apagam ou ligam, programar que horas ligam etc.

“Então, eles têm contato com uma tecnologia real que vai ajudar a trabalhar os conteúdos do Novo Currículo de forma ativa e integrada, tanto nas aulas do ciclo básico quanto nas aulas do eixo técnico”, explica George Bento, Gerente Geral de Educação Profissional da SEE.

 Além disso, a árvore serve como uma matriz para embarcar e testar outros sensores, painéis e artefatos de IoT diversos, uma vez que ela oferece energia, conectividade e segurança para novas tecnologias anexadas.

“Assim, ela serve tanto a uma proposta pedagógica (familiarizar estudantes com IoT e Economia Circular) quanto facilita o empreendedorismo inovador, reduzindo os custos de testar novos artefatos”, completa Hugo.


Postar um comentário

0 Comentários