Header Ads Widget

Entra no ar a plataforma do programa 10.000 Trainees Negros


Iniciativa é da 99jobs e do Pacto Global da ONU no Brasil, por meio do Movimento Raça é Prioridade. Portal vai receber inscrições de talentos negros e de empresas brasileiras que desejam participar da iniciativa.

Está no ar a plataforma oficial de oportunidades de trabalho  (https://antirracistas.99jobs.com/vagas) para a participação no programa 10.000 Trainees Negros. A partir de agora, talentos negros e empresas que desejarem participar do Programa, podem se inscrever no portal e participar do processo de recrutamento.

A iniciativa é da 99jobs e do Pacto Global da ONU no Brasil, por meio do Movimento Raça é Prioridade, que busca atender as demandas propostas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com prioridade para a ODS 10 de Redução das Desigualdades.

O programa vai recrutar e capacitar para cargos de liderança cerca de 10 mil talentos negros em todo o Brasil nos próximos cinco anos, se consolidando como a maior iniciativa de formação de liderança negra do país. De acordo com Eduardo Migliano, CEO e cofundador da 99jobs, a meta é garantir a presença de, no mínimo, três mil profissionais negros em cargos de liderança até 2030 nas maiores empresas do país.

Os talentos negros interessados em participar podem se inscrever nas oportunidades listadas na plataforma. Já as empresas interessadas em contratar os talentos do Programa em suas posições de liderança, também devem se cadastrar na plataforma. Importante frisar que essa participação está diretamente ligada à inserção das empresas no Movimento Raça é Prioridade.

Segundo Tayná Leite, gerente sênior de Direitos Humanos do Pacto Global da ONU Brasil, o Movimento Raça é Prioridade conta com empresas como Unilever, Uber, Ifood e Vivo. Segundo estimativas da 99jobs e da ONU Brasil, a adesão de mais 700 empresas no Movimento pode aumentar em 30% o número de lideranças negras em organizações brasileiras até 2030.

Como vai funcionar

Concebido para ser uma iniciativa de seleção e desenvolvimento de futuras lideranças negras, o Programa 10.000 Trainees Negros vai tratar diversos conteúdos durante dois anos de formação para todos os participantes. Temas como Racismo Estrutural, Democracia Racial, Ancestralidade e Identidade serão ministrados por nomes como o da especialista Benilda Brito, consultora de raça, gênero e diversidade, em uma trilha de ressignificação e empoderamento das pessoas negras dentro do mercado corporativo.

Aulas de gestão, desenvolvimento de competências do futuro, também serão conduzidas por especialistas e pela própria 99jobs, que assumirá a curadoria de conteúdo junto com o Pacto Global da ONU no Brasil. Os encontros iniciam em fevereiro de 2023.

Reparação em processos seletivos

“O que gera base para colocarmos 10 mil talentos negros nas empresas está ligado a meio milhão de talentos entre pretos e pardos que se formam, por ano, nas universidades federais do Brasil, com notas iguais ou melhores que das pessoas brancas. Só na base de talentos da 99jobs, temos mais de 170 mil talentos negros participando de processos seletivos para trainee”, explica Migliano.

“Em um dos processos de trainee que já realizamos, mais de 20 mil candidatos se aplicaram para 20 vagas. Ou seja, falta muita oportunidade para tantos talentos. Sem dúvida, esse é o maior programa de desenvolvimento de lideranças negras já realizado aqui no país. Possibilitar mais reparação social nos processos seletivos, reduzindo o espaço embranquecido organizacionalmente, é nosso foco”, completa.

10.000 Trainees Negros surgiu após a HRTech assinar o termo de compromisso como embaixadora do Pacto Global da ONU durante o SDGs in Brazil, evento promovido na sede da ONU, em Nova York, na semana da Assembleia Geral das Nações Unidas. O SDGs reuniu, pela primeira vez, mais de 300 lideranças empresariais brasileiras e internacionais para debater o avanço dos ODS no Brasil, sobretudo as metas da Agenda 2030 para a equidade racial.

A inserção da 99jobs como embaixadora se deu após os resultados obtidos pela HRTech na criação de processos seletivos exclusivos para grupos minorizados, entre eles os programas de trainees para o Magazine Luiza de 2020 e 2021. Além de Pepsico, Novelis, Reckitt, Cogna, Porto Seguro entre outros.

No Brasil, segundo a B3, 79% das empresas listadas afirmaram ter de 0 a 11% de líderes negros, enquanto 78% têm de 0 a 11% em cargos C-level. Não há nenhum CEO negro entre as 423 companhias da Bolsa. Da mesma forma, o salário dos profissionais negros chega a ser 43% menor que o dos brancos (IBGE).

Mais informações em https://antirracistas.99jobs.com/vagas

Sobre a 99jobs: opera no Sistema B desde sua criação e trabalha com ações de reparação social desde 2017. É contemplada pelo Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade (SMDHC). Também já assinou o Pacto pela Inclusão Social de Jovens Negras e Negros no Mercado de Trabalho de São Paulo (MPT-SP) e recebeu o prêmio “Sim à Igualdade Racial” pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR). Segundo Migliano, a própria HRTech é referência ao promover o valor da diversidade por ter alcançado a meta de equidade de gênero da Agenda 2030, com 56% de mulheres atuando de C-Level à coordenação, e da meta de redução das desigualdades de 2025, com 54% de pessoas negras na empresa, sendo 39% em cargos de liderança.

A 99jobs é voltada para os processos de recrutamento e seleção, com o diferencial de promover a cultura inclusiva e o match de valores, buscando talentos ideais e ajudando pessoas a fazerem aquilo que amam. A HRTech desenvolveu soluções tecnológicas para os métodos de RH, contando com três principais frentes de produtos: Eleven, com sistema de ATS (Application Tracking System), 99jobs.com, que é job board, e o NativeLand, de consultorias para empresas e treinamentos e desenvolvimento em reparação social e implantação de cultura Inclusiva.

Postar um comentário

0 Comentários