Header Ads Widget

Diplomação de Lula reforça o regime democrático brasileiro



Ontem, 12 de dezembro, Luiz Inácio Lula da Silva foi diplomado pela terceira vez para a presidência da República pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), consolidando sua vitória no processo eleitoral de 2022. Segundo Paulo Ramirez, cientista político e professor de sociologia da ESPM, na prática, a diplomação confirma a ascensão de Lula ao seu novo mandato a partir de primeiro de janeiro de 2023. “Ela descarta qualquer possibilidade de contestação do resultado do processo eleitoral brasileiro. Desde a divulgação e a oficialização em novembro tem sido posto em dúvida por teorias baseadas nas falas do atual presidente Jair Bolsonaro, derrotado no pleito”, afirma.

Lula e o presidente do TSE, Alexandre de Morais, discursaram com duras críticas ao possível golpismo e fizeram diversas referências indiretas ao bolsonarismo. “Lula procurou afirmar que sua vitória expressa o desejo pela manutenção da democracia e de suas instituições. Procurou destacar sua intenção de evitar o retorno de tendências golpistas no cenário político brasileiro. Já Morais, por sua vez, destacou o papel das instituições para a preservação do regime democrático e citou a necessidade de afastar ameaças ao Estado democrático de Direito”, diz Ramirez. 

O especialista está disponível para comentar o assunto. 

Paulo Niccoli Ramirez, cientista político e professor de sociologia da ESPM. Doutor em Ciências Sociais, mestre em Sociologia, bacharel e licenciatura em Ciências Sociais e em Filosofia.

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi - dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

Postar um comentário

0 Comentários