Header Ads Widget

BRK finaliza oficina gratuita com mulheres no Cabo de Santo Agostinho


A Oficina intitulada “Trama - Mulheres do Cabo” promoveu encontros visando o empreendedorismo feminino e geração de renda



Em alinhamento com a agenda ESG (meio ambiente, social e governança), a BRK finalizou, na última quarta-feira (14/12), uma oficina pautada nos objetivos de desenvolvimento sustentável para mulheres residentes na cidade do Cabo de Santo Agostinho, localizada na Região Metropolitana do Recife (RMR). Esta primeira edição do projeto “Oficina Trama – Mulheres do Cabo” contou com a participação de 20 mulheres, a maioria residente do bairro Charnequinha, local de grande vulnerabilidade social. O projeto tem como objetivo fortalecer os laços com a comunidade e transformar a vida de mulheres em situação de vulnerabilidade por meio do resgate da identidade cultural para, dessa forma, criar, apoiar e potencializar o desenvolvimento de negócios protagonizados pelas participantes. A oficina teve carga horária de 20 horas e estava em curso desde o início de novembro.


Os encontros incentivaram o empreendedorismo como eixo de transformação e impacto social, importante base para as alunas. “Acreditamos no potencial destas mulheres como embaixadoras da cultura do saneamento. A oficina encoraja a transformação social e a iniciativa tem como foco potencializar os talentos latentes de cada uma das participantes. A criatividade é um recurso inesgotável, quanto mais usar, mais ela cresce. Os encontros foram um sucesso e já estamos planejando um segundo módulo da oficina em breve”, comenta Karine Mourato, coordenadora da área de Responsabilidade Socioambiental da BRK.

A culminância do curso foi realizada no dia 14/12 , na Creche Lar da Criança, em Charnequinha, com uma exposição especial dos trabalhos produzidos - um momento de confraternização. Na ocasião, a BRK propôs uma agenda diversa para a manutenção de encontros bimestrais, fortalecendo, desta forma, a conexão das mulheres com a causa do saneamento. “Fiquei surpresa e agradecida em participar desta oficina. Foram momentos de aprendizado e eu me senti muito feliz. Eu relaxava, parecia uma terapia. A gente tá muito acostumada a cuidar e não ser cuidada e aqui eu me senti cuidada”, comenta uma das participantes da oficina, Marli Ferreira.



BRK Ambiental em Pernambuco

Em 2022, o Programa Cidade Saneada, parceria entre a BRK e a Compesa, chegou ao seu nono ano de execução, tendo investido mais de R$ 1,2 bilhão, com registro de taxa de cobertura de cerca de 40% na RMR. A iniciativa do Governo de Pernambuco é uma das maiores PPPs da área de saneamento do Brasil. Até o momento, já foram implantados sete novos sistemas de esgotamento sanitário na área de abrangência do Programa. Outras 11 obras estão em andamento, dentre elas, a implantação do sistema de esgotamento sanitário do Cabo de Santo Agostinho, que atenderá os bairros de Santo Inácio, Charnequinha, Vila Social, Cohab e o centro da cidade. Além de melhorar a infraestrutura existente, a iniciativa contribuirá com a saúde pública, o desenvolvimento do município e promoverá uma melhoria significativa na qualidade de vida de, aproximadamente, 27 mil pessoas nesta primeira fase.

Postar um comentário

0 Comentários