Header Ads Widget

V Mostra Sesc de Cinema desembarca em seis cidades pernambucanas



Sesc leva programação gratuita para Arcoverde, Caruaru, Recife, Garanhuns, Petrolina e Triunfo

Para fortalecer a difusão dos talentos pernambucanos no cinema independente, o Sesc PE realiza o Panorama Pernambuco da Mostra Sesc de Cinema 2022, com programação gratuita, a partir de 8 de novembro, nas cidades de Arcoverde, Caruaru, Recife, Garanhuns, Petrolina e Triunfo. A programação completa está disponível no site da mostra (https://mostrasescdecinemape.sescpe.com.br/), e os ingressos podem ser retirados na bilheteria, com uma hora de antecedência.
 
Esse panorama estadual é fruto da curadoria de Naruna Freitas, coordenadora da Mostra Sesc de Cinema em Pernambuco, Cynthia Falcão, antropóloga e realizadora audiovisual e Fernando Pereira, instrutor de Cinema no Sesc Petrolina. Os trabalhos que compõem a mostra lançam luz sobre questões de diversidade cultural, religiões de matriz africana, povos originários, raça e gênero.
 
No site da mostra, é possível consultar informações detalhadas dos filmes a serem exibidos, dentre eles, Manguebit, obra que representou Pernambuco no Panorama Brasil da Mostra Sesc de Cinema. Dirigido por Jura Capela, o documentário já acumula prêmios, como os de Melhor Filme do 14º In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical e Melhor Montagem e Edição de Som, do Festival Guarnicê de Cinema 2022.
 
A programação se concentra nas unidades do Sesc em cada cidade contemplada, sendo Caruaru, de 8 a 12 de novembro; Petrolina, entre os dias 16 e 18; no Recife, vai de 21 a 25 na unidade Casa Amarela; Arcoverde, de 26 a 30, e Garanhuns, recebe a mostra entre os dias 28.11 e 02.12, no Centro de Produção Cultural, Tecnologias e Negócios do Sesc (CPC Sesc). Em Triunfo, a Mostra Sesc de Cinema integra a programação do Festival de Cinema de Triunfo, entre os dias 6 e 8 de dezembro, no Theatro Cinema Guarany.
 
A realização da mostra se soma a outros esforços do Sesc no fortalecimento da cadeia produtiva do cinema pernambucano e nacional. Para além das mostras temáticas e da circulação de oficinas por todo estado, o Sesc inaugurou neste ano o Centro de Produção Cultural, Tecnologias e Negócios (CPC), em Garanhuns, que conta com o Cine Jardim, uma sala com 152 lugares e equipada com projetor 2k, de tecnologia a laser e som 5.1.
 
Panorama Brasil – Lançada em 2017, a Mostra Sesc de Cinema chega a sua 5° edição, premiando 33 produções, sendo quatro longas, três médias e 26 curtas no Panorama Brasil, somando mais de R$ 100 mil em licenciamentos aos cineastas vencedores da mostra nacional. A exibição acontece de forma online, disponível durante todo o mês de novembro no site do Sesc (https://www.sesc.com.br/atuacoes/cultura/audiovisual/mostra-de-cinema/).
 
Segue, também, a realização dos panoramas estaduais, que acontecem de forma presencial, proporcionando uma aproximação entre realizadores do audiovisual e público. No total, 305 filmes, sendo 189 de realizadores e 130 de realizadoras de todas as regiões do Brasil, foram selecionados para exibição, entre mostras estaduais, regional e nacional.
 
Serviço: V Mostra Sesc de Cinema
 
Sesc Caruaru – Teatro Rui Limeira Rosal
Data: 8 a 12 de novembro
Local: R. Rui Limeira Rosal, s/n - Petrópolis, Caruaru - PE, 55030-000
Informações: (81) 3721-3967
 
Sesc Petrolina – Cine Clube Janela 353
Data: 16 a 18 de novembro
Local: Rua Dr. Pacífico da Luz, nº 618 – Centro de Petrolina – PE
Informações: (87) 3866-747
 
Sesc Casa Amarela – Cine Coliseu
Data: 21 a 25 de novembro
Local: Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 4490 – Mangabeira / Recife – PE
Informações: (81) 3267-4430
 
Sesc Arcoverde – Teatro Geraldo Barros
Data: 26 a 30 de novembro
Local: Rua Capitão Arlindo Pacheco, nº 364 – Centro / Arcoverde – PE
Informações: (87) 3821-0864
 
Garanhuns - Centro de Produção Cultural, Tecnologias e Negócios (CPC Sesc)
Data: 28 de novembro a 2 de dezembro
Local: Rua Cônego Benigno Lira, s/nº, Centro / Garanhuns – PE
Informações: (87) 3762-3154 ou (87) 3761-2658
 
Festival de Cinema de Triunfo - Theatro Cinema Guarany
Data: 6 a 8 de dezembro
Local: Praça Carolino Campos, s/n – Centro – Triunfo-PE

* Imagem: "Incendiárias, Filhas do Fogo", de Aurora Jamelo e Sophia William / Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários