Header Ads Widget

TIM é a primeira operadora a cobrir todos os bairros do Recife com a tecnologia 5G



Capital pernambucana será a primeira do Nordeste e a quarta do País a ter o 5G da TIM em todos os bairros, semelhante a São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba;

Até o final do ano o número de antenas instaladas chegará a oito vezes mais que a obrigação mínima estabelecida pela Anatel para a cidade;

Capital da inovação, sede do Porto Digital e de várias empresas de tecnologia, o Recife torna-se agora a primeira cidade do Nordeste e a quarta do Brasil a ter o sinal 5G da TIM em 100% dos bairros. Para garantir a ampliação, foram instaladas 110 antenas na cidade, número que também coloca a companhia como primeira operadora a oferecer o sinal de quinta geração em todos 94 bairros recifenses.  Desde setembro, quando a nova tecnologia foi ativada em 19 bairros até hoje a operadora fez várias implementações e modernizações de rede. Todas as antenas instaladas foram conectadas com fibra óptica e backhaul de alta capacidade. Essa modernização melhorou a experiência dos clientes, com velocidades alcançando taxas superiores a 1 Gbps. 

Vale reforçar que para usufruir dos diferenciais do 5G é necessário que o usuário tenha um chip da TIM (que pode ser 4G), um smartphone compatível com a nova tecnologia e estar numa área coberta. Até o final deste ano a TIM continua realizando ativações com a meta de chegar a 165 antenas 5G no Recife, número oito vezes maior do que o mínimo obrigatório estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No Brasil, a TIM é líder no número de antenas 5G. O país tem quase 6 mil antenas e a TIM já responde por mais da metade das estações licenciadas – são 3 mil antenas em 27 capitais. Além do Recife, Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) também já contam com tecnologia de quinta geração em todos os bairros. As demais capitais do Nordeste também estão com o sinal 5G da TIM em áreas específicas e com planos de expansão em andamento.

Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil veio ao Recife para celebrar o marco e destacou que o caráter inovador do Recife está em sintonia com os pilares da companhia. “O Recife é muito relevante para a TIM, tanto no contexto regional, quanto nacional. Temos aqui a sede da companhia no Nordeste, parte relevante da nossa base de clientes e parceiros muito importantes para a nossa operação. Diante disso, nos dedicamos para que o sinal do 5G puro estivesse disponível o mais rápido possível para todas as regiões da cidade”, afirma. Atento ao papel fundamental da nova tecnologia na retomada da economia e na melhoria da qualidade de vida em diferentes áreas, o executivo destaca ainda o objetivo da TIM de investir na melhor rede de quinta geração do Recife e do Brasil. “O 5G será um propulsor fundamental para uma grande transformação tecnológica e social, impulsionando negócios e realidades. Queremos colaborar para que essa evolução tecnológica contribua com a vida das pessoas e com a sociedade em diferentes sentidos”, acrescenta.

Ativa no Recife desde o dia 5 de setembro, a rede 5G traz um feedback positivo nestes dois primeiros meses. Segundo Griselli, cerca de 10% do total de tráfego de dados nas localidades cobertas já estão no 5G. “Registramos picos superiores a 1Gbps (gigabites por segundo). Com essa velocidade, o cliente consegue, por exemplo, fazer o download de um filme completo em segundos ou baixar e enviar documentos pesados quase que instantaneamente”, explica. Mas a velocidade de navegação do 5G vai impulsionar, sobretudo, o mercado corporativo, porque viabiliza a chamada Indústria 4.0 e a utilização de soluções relacionadas à Internet das Coisas. A tecnologia também pode estimular o crescimento de importantes setores da economia, como educação, saúde, transporte e segurança, entre outros. A TIM é pioneira em parcerias e projetos piloto com clientes corporativos pelo país e está preparada para novas parcerias com empresas que buscam avançar em projetos de transformação digital.

Em Pernambuco, um dos principais exemplos é a parceria com a Stellantis, em Goiana. O projeto, implementado no Polo Automotivo de Goiana (PE), em parceria com a Accenture, é o primeiro piloto 5G standalone da indústria automobilística na América Latina. Implementado em outubro de 2021, o projeto inclui o monitoramento da linha de produção de veículos Stellantis e a sistematização da inspeção de qualidade. O projeto 5G permite a transmissão de dados em tempo real para a operação em nuvem, aproveitando-se da baixa latência e da alta capacidade de transmissão de dados. Desta forma, é possível acelerar o processo de inspeção, mantendo os mais altos níveis de eficiência.

TIM em Pernambuco 
Pernambuco é um estado estratégico para a TIM e a operadora tem feito investimentos robustos na região para melhorar ainda mais a qualidade de rede e atender um número cada vez maior de pernambucanos. No fim do ano passado, a TIM completou a cobertura 4G em todos os 185 municípios do Estado. Ao alcançar a meta, a companhia antecipou o plano nacional, de abrangência total do país até 2023, e deu um importante passo na disseminação do 5G no Estado. Além disso, a companhia também está presente nas 185 cidades pernambucanas com o VoLTE, serviço de voz sobre a rede 4G, em 122 municípios com o 4,5G, e tem 164 cidades NB-IoT (rede de internet das coisas).
Atualmente, a TIM possui mais de 2,7 milhões de clientes em Pernambuco e está presente no estado com 86 lojas, entre próprias, revendas e master (lojas que não comercializam exclusivamente produtos TIM). A mais recente é a loja do futuro, inaugurada no Shopping Recife. 

Sobre a TIM

“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, operadora líder em cobertura móvel e presença 4G. Pioneira em testes do 5G, está pronta também para ser protagonista da tecnologia que revolucionará diversos setores da sociedade, em linha com a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook 2022, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index. Para mais informações,  www.tim.com.br.

Postar um comentário

0 Comentários