Header Ads Widget

Programa 10.000 Trainees Negros (iniciativa 99jobs e ONU no Brasil)


Racismo Estrutural, Democracia Racial, Ancestralidade e Identidade estão entre os temas que serão trabalhados 

A HRTech brasileira 99jobs é embaixadora do Pacto Global da ONU no Movimento Raça é Prioridade*, e assinou recentemente um termo de compromisso para a criação do programa 10.000 Trainees Negros. Trata-se de um programa de desenvolvimento que vai recrutar e capacitar para cargos de liderança cerca de 10 mil talentos negros até 2027. A meta é garantir a presença de 3 mil dos profissionais em cargos de liderança até 2030.

Como vai funcionar: Temas como Racismo Estrutural, Democracia Racial, Ancestralidade e Identidade, entre outros, serão ministrados por nomes como Benilda Brito, consultora de raça, gênero e diversidade. Gestão e tecnologia também fazem dos assuntos. O conteúdo será trabalho por cerca de dois anos por meio de uma plataforma exclusiva. A curadoria de conteúdo é desenvolvida pelos parceiros 99jobs e ONU Brasil.

De acordo com Eduardo Migliano, CEO e cofundador da 99jobs, o recrutamento terá como ponto de partida o banco de dados da 99jobs, que conta com 162 mil talentos negros participando de processos seletivos. Ele explica também que as oportunidades de trabalho após a capacitação poderão ser em empresas que fazem parte do Movimento Raça é Prioridade, entre elas Unilever, Uber, Ifood e Vivo - “Além disso, vamos atender a demanda de mais de 1 mil grandes empresas brasileiras, que buscam e possuem capacidade para receber e desenvolver esses talentos”, destaca.

A iniciativa chega após os resultados obtidos com a criação, pela 99jobs, de diversos processos seletivos exclusivos para grupos minorizados para, explica Migliano, reparar socialmente o espaço embranquecido organizacionalmente. Entre os programas estão os trainees realizados para o Magazine Luiza em 2020 e 2021.

Interessados em saber mais sobre o Programa podem entrar em contato pelo portal 99jobs.com

Sobre a 99jobs: opera no Sistema B desde sua criação e trabalha com ações de reparação social desde 2017. É contemplada pelo Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade (SMDHC). Também já assinou o Pacto pela Inclusão Social de Jovens Negras e Negros no Mercado de Trabalho de São Paulo (MPT-SP) e recebeu o prêmio “Sim à Igualdade Racial” pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR). Segundo Migliano, a própria HRTech é referência ao promover o valor da diversidade por ter alcançado a meta de equidade de gênero da Agenda 2030, com 56% de mulheres atuando de C-Level à coordenação, e da meta de redução das desigualdades de 2025, com 54% de pessoas negras na empresa, sendo 39% em cargos de liderança.

A 99jobs é voltada para os processos de recrutamento e seleção, com o diferencial de promover a cultura inclusiva e o match de valores, buscando talentos ideais e ajudando pessoas a fazerem aquilo que amam. A HRTech desenvolveu soluções tecnológicas para os métodos de RH, contando com três principais frentes de produtos: Eleven, com sistema de ATS (Application Tracking System), 99jobs.com, que é job board, e o NativeLand, de consultorias para empresas e treinamentos e desenvolvimento em reparação social e implantação de cultura Inclusiva.

*Movimento Raça é Prioridade: iniciativa da Rede Brasil do Pacto Global. em parceria com o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e ONU Mulheres, e outras instituições, com a ambição de 1500 empresas comprometidas em ter 50% de pessoas negras em posição de liderança até 2030.

Postar um comentário

0 Comentários