Header Ads Widget

O que fazer com o 13º salário?


Especialista dá dicas de como usar de forma consciente o dinheiro extra neste final de ano

Nos últimos meses do ano sempre surge a mesma dúvida sobre o que fazer com o 13° salário. Essa dúvida parte, muitas vezes, do desejo de não gastar a quantia recebida apenas para quitação de dívidas e pagamento de contas que chegam em janeiro. Além disso, há a vontade de destinar uma parte do dinheiro para que ele possa render mais.


O pagamento desse benefício é realizado, na maioria dos casos, em duas parcelas: a 1° deve acontecer até o último dia do mês de novembro e a 2° até o dia 20 de dezembro. O fim de ano é uma época que favorece o consumo e o uso desregulado do dinheiro. Dessa forma, saber o que fazer com o 13° salário é essencial para a construção de um bom planejamento financeiro, não só para este período, mas para todo restante do ano. “Se as pessoas têm dívidas, por exemplo, podem utilizar esse 13º para quitar esses débitos ou amortecer essas dívidas para já começar o ano que vem de uma maneira um pouco mais saudável financeiramente falando. Para quem não têm grandes dívidas, o interessante é utilizar esse dinheiro para, por exemplo, negociar um pagamento da escola das crianças, pagando mais barato no próximo ano letivo. Quem tem dinheiro na mão, consegue barganhar valores”, afirma o consultor financeiro e diretor do Cedepe Business School, Tiago Monteiro.

Mesmo quando a prioridade for o pagamento de dívidas, é preciso levar em conta a possibilidade de separar uma parte do 13° para a construção de um fundo de emergência, complementa o especialista. “Até fevereiro do ano que vem, temos diversas despesas como IPVA, IPTU, matrícula e etc., além dos gastos com compras de final de ano. A ideia primordial é quitar dívidas mais pesadas que você tem ao longo deste ano, amenizando esse impasse e regularizando a situação já para o começo do ano que vem. Outra opção é, para aqueles que têm condições, pegar esse dinheiro e investir ou deixar para uma reserva de emergência”.

Postar um comentário

0 Comentários